No jantar também estiveram presentes o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e Luís Diamantino.

Da tripulação fazem parte 18 elementos, alguns dos quais apenas recentemente integraram a equipa. Os autarcas expressaram a vontade de poderem contar com a colaboração destes novos tripulantes durante vários anos, sublinhando terem presente que conciliar as saídas da Lancha com as suas vidas profissionais pode não ser fácil. Afinal, todos os membros são voluntários e não existe retorno financeiro por serem tripulantes do Fé em Deus.

A Câmara Municipal está recetiva a apoiar as saídas da Lancha Poveira em 2018. Para já, apenas está agendada a participação no encontro de embarcações tradicionais em La Guardia, Espanha, no próximo Verão. No entanto, e apesar de terem de abdicar de tempo com a família, os tripulantes manifestaram a vontade de levar a Lancha a mais portos durante o próximo ano. Vontade que deixa o Mestre Nia Preu extremamente feliz, uma vez que não gosta de ser Mestre de um barco que não navega.

Lembramos que Nia Preu foi um dos homenageados no Dia da Cidade, em 2016. Símbolo maior do “poveiro marinheiro”, Agonia Areias, após décadas de trabalho no mar, onde aprendeu as artes da navegação à vela e se fez pescador de alto rendimento, entretanto mestre experimentado, foi proclamado mestre da Lancha Poveira do Alto “Fé em Deus” e assim permanece desde 1991.