O evento contou com a presença dos principais representantes das entidades parceiras: o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, o Presidente da ESEIG, Flávio Ferreira, e a Diretora do Centro de Emprego da Póvoa de Varzim, Maria José Correia.

Com o objetivo de promover a discussão da Hotelaria e Turismo na promoção de emprego, o Seminário contou com diferentes testemunhos que promoveram a reflexão sobre a temática.

Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, falou sobre os “Desafios ao Turismo na Póvoa de Varzim”, Susana Silva, do Serviço de Inserção Profissional ESEIG, referiu-se a “Hotelaria e Turismo: Desafios e Tendências Moderação e Joaquim Ribeiro, do Turismo Porto e Norte de Portugal esclareceu sobre as “Tendências do Turismo em Portugal e na Europa”.

Recorde-se que a 13ª edição do FOP arrancou no passado dia 18 de abril, na Biblioteca Municipal, com a apresentação do Guia Digital de Ofertas Formativas da Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa e que contou com a presença da Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal, Andrea Silva.

Este Guia Digital é mais uma ferramenta, que tem por objetivo aproximar a população ativa das ofertas formativas territorialmente acessíveis. Este novo instrumento, concentra num só lugar a informação que se encontra disponível nas diversas páginas das entidades formadoras, facilitando assim a vida à população que, desejando aceder a oferta formativa, pode realizar esta busca num só local. O guia alimenta-se da informação que é fornecida pelas diversas entidades formadoras do Concelho da Póvoa ou de concelhos limítrofes. A responsabilidade da informação prestada é da inteira responsabilidade das entidades formadoras.

Na próxima semana, de 28 a 30 de abril, o Pavilhão Municipal vai acolher a Mostra Informativa sob a temática “Formação e Opções Profissionais ao Longo da Vida”, com algumas orientações para vias de prosseguimento de estudos ou futuras carreiras para as quais os jovens podem dirigir as suas escolhas.

Durante a Mostra, a PROANDI estará a promover a Campanha de Solidariedade Social “Vamos Dar Um Bocadinho de Nós”. Apelam à participação de todos oferecendo brinquedos, material didático, géneros alimentares não perecíveis, roupa, produtos de higiene e fraldas. As ofertas revertem a favor das entidades da região. Todas as ofertas recolhidas serão acondicionadas e distribuídas até ao dia 21 de maio, junto de entidades da região que as entregarão a públicos com carências económicas.

Está ainda inserido no programa desta edição o Concurso de Cocktails Não Alcoólicos, promovido pela PROANDI, com final no dia 29 de abril, às 15h00, no Pavilhão Municipal. A primeira fase decorrerá em cada uma das entidades interessadas em apresentar alunos a concurso. Para inscrições (gratuitas) deverão contactar 252 613 188/ dfp@proandi.com.