O evento foi apresentado este sábado, 4 de novembro, no Mercado Municipal, e teve a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino. A sessão contou com a atuação do Coro Capela Marta por entre os vários espaços de venda.

Luís Diamantino transmitiu que a realização deste evento vem colmatar uma lacuna na área cultural da Póvoa de Varzim, nos meses mais frios, sendo sempre de enaltecer as iniciativas que trazem visitantes à cidade e divulgam a Póvoa de Varzim. É o caso deste encontro, frisou o Vice-Presidente, que “traz muita gente a acompanhar estes coros e também consegue lotar os espaços dos concertos”.

O autarca elogiou ainda a organização, a associação Capela Marta, referindo que “organizar um evento uma vez é fácil, o difícil é dar-lhe continuidade, ano após ano, e manter a qualidade”.

Tomás Pontes, Presidente da Direção da Associação, espera que o evento tenha o mesmo êxito que nos anos anteriores, referindo que é o “culminar de um ano de grandes realizações para a Capela Marta como foi o ano de 2017”.

Esta quinta edição contará com a participação de 17 agrupamentos corais nacionais e internacionais em apresentações musicais, a realizar em diversos locais da Póvoa de Varzim: Cine-Teatro Garrett, Diana Bar, Igreja da Misericórdia, Igreja de São José de Ribamar, Igreja Matriz e Praça do Almada.

O concerto de abertura, pelo Coro Capela Marta, a 12 de novembro, terá lugar no Cine-Teatro Garrett, às 21h45. No dia 18, às 21h15, na Igreja Matriz, vão atuar os seguintes grupos: Coro Polifónico da Lapa (Porto); Coral “Ensaio” (Póvoa de Varzim); Coro de Câmara da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Obradoiro Vocal “A Vila” (Espanha). No dia 19, às 16h00, o espetáculo será na Igreja da Misericórdia com o Coro Juvenil de Vieira do Minho, o Coro Complementar do Conservatório do Porto e o Coro ARS Vocalis (Esposende).

Haverá ainda concertos no fim-de-semana de 25 e 26 de novembro, incluindo a projeção de um filme no dia 23 (quinta-feira), em parceria com o Cineclube Octopus. No dia 25, às 17h30, na Praça do Almada, como saudação ao Natal, vão reunir-se todos os coros da Póvoa de Varzim na iniciativa “Coro Feliz Natal Póvoa de Varzim”. Às 21h45, no Diana-Bar, irá realizar-se a tertúlia musical “Direção Coral no Feminino” com Janete Ruiz, Helena Venda Lima e Joana Leite de Castro.

No domingo, 26 de novembro, às 16h00, vão atuar, na Igreja de São José de Ribamar, o Coro de Câmara de São João da Madeira, o Vox Aetherea (Coimbra) e o Coro Académico da Universidade do Minho.

Já, em dezembro, teremos, no dia 2, sábado, às 21h45, na Igreja Matriz, os seguintes agrupamentos: Orfeão Famalicense, Coro Misto da Universidade de Coimbra e Coro de Câmara de Barcelos.

O último espetáculo, no domingo, 3, às 16h00, na Igreja de São José de Ribamar, contará com a autuação do Viana Vocale e do Coral de Letras da Universidade do Porto.

De acordo com o diretor artístico do certame e maestro da Capela Marta, Tiago Pereira, ao longo de quatro fins-de-semana, a nossa cidade vai acolher mais de meio milhar de coralistas num encontro de referência que continua a motivar a simpatia de muitos poveiros e visitantes.

Depois do sucesso das últimas edições, o certame pretende manter a qualidade a que já habituou o público na persecução dos seus principais objetivos: a preservação da música coral, a promoção do decano poveiro Capela Marta, a divulgação da Póvoa de Varzim e, acima de tudo, o incitamento à socialização e amizade.

A iniciativa conta, uma vez mais, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.