Os espetáculos estão sujeitos a marcação prévia, estando previstas duas sessões diárias, às 10h30 e às 14h30. As marcações devem ser feitas através dos telefones: 912 420 129 ou 916 439 009 (informação adicional também por email para vt@varazimteatro.org).

Tendo sido estreado em janeiro de 2013, O Varazim Teatro, iniciou com o espetáculo Auto da Barca do Inferno, um novo projeto que visa a colocação em cena de Obras que fazem parte dos currículos escolares, complementando assim a aprendizagem dos alunos, e também favorecendo a perceção de que a Arte e o Ensino podem e devem estar de mãos dadas no que toca a formação de cidadãos. Mantendo a estrutura e linguagem original desta obra emblemática do pai do teatro português, Gil Vicente. O Varazim Teatro propõe um espetáculo em que o jogo dramático é realizado a partir da interação com o público. Uma oportunidade para os alunos assistirem a este espetáculo (com condições especiais para os grupos escolares).

Representado pela primeira vez em 1517, esta obra, paradigmática do pai do Teatro em Portugal, retrata através de um desfile de personagens-tipo, a sociedade do século XVI, com questões que ainda são de grande pertinência nos dias de hoje.

As personagens apresentam-se diante de duas figuras alegóricas o Anjo e o Diabo, cada um comandando a sua barca, a da Glória e a do Inferno. Os personagens esforçam-se para provar que merecem embarcar na barca do anjo, mas só alguns conseguem a dita salvação.

A corrupção, a mentira, a arrogância, a prepotência, a ganância e a avareza, por exemplo, são postas à prova na frente do espetador, que também exerce o papel de juiz. Exaltando virtudes como a simplicidade, a honestidade e a fé. A obra foi encenada através dos tempos e tem valor universal.

Mantendo a estrutura do Auto e adaptando-o para uma linguagem atual, o Varazim Teatro propõe um espetáculo em que o jogo dramático é realizado a partir da interação com o público. Pelo espetáculo passarão os personagens, com os seus objetos simbólicos e com as suas características bem marcadas. Prometendo diversão, aliada à aprendizagem e contacto com a obra deste grandioso autor português.