Um dos maiores estudiosos de Raúl Brandão, um autor que tanto diz à Póvoa de Varzim e às suas gentes, Vasco Rosa falou sobre a sua dedicação à “arqueologia literária” e a constante busca por originais e textos inéditos sobre os autores.

Na sua apresentação, Vasco Rosa revelou uma sequência inestimável de cartas e trechos de jornais antigos, que comprovam a longa e duradoura relação de amizade que floresceu entre Raúl Brandão, à altura com 60 anos e um jovem estudante de 27, Vitorino Nemésio.

O conferencista explicou que este se tratou do “primeiro encontro letrado entre um ilustre escritor e um jovem estudante” e passou a descrever a história da ligação entre os dois.

“Estreitaram laços e construíram uma relação de veneração e amizade mútua”, confirmou o autor, que recorreu à correspondência trocada pelos dois vultos literários, depois de Raúl Brandão ter acolhido Nemésio na sua casa, para mostrar o carinho com que o jovem estudante ficou pelo seu «mentor»: ”Fiquei duplamente preso, pelos livros e pelo meio”, afirmou Nemésio.

Esta amizade “comovente, como de pai para filho” não quebrou nem com a morte de Raúl Brandão. “A saudade pelo velho amigo não esmoreceu e sete anos depois Vitorino Nemésio dedicou-lhe um livro de contos, Casa Fechada, onde incluiu uma extensa dedicatória ao renomado autor e à sua esposa, Maria Angelina Brandão.

De seguida, Vasco Rosa enalteceu que “em nova prova do apreço por Raúl Brandão”, Nemésio incluiu diversos textos do seu amigo e mentor em Portugal, a terra e o homem e que “é seguro afirmar que recebeu inspiração de Brandão para a obra Donos de Mim.”

“Não há dúvida que este fez a leitura integral da sua obra”, concluiu o conferencista, destacando que Raúl Brandão pode ter sido esquecido, mas certamente “não o foi por Nemésio”. Vasco Rosa adiantou ainda que é seu objetivo partilhar todos estes textos inéditos em livro, muito brevemente.

O diretor da Fundação Dr. Luís Rainha, Inácio Sousa Lima, aproveitou a oportunidade para agradecer a Vasco Rosa pela sua conferência e ao Correntes d´Escritas pela oportunidade de participar nesta iniciativa, deixando as portas da Fundação abertas para novas iniciativas deste teor.

Acompanhe o 18º Correntes d’Escritas no portal municipal e no facebook Correntes, onde pode consultar o programa completo do evento e ficar a par de todas as novidades.