Ao longo do dia, num ambiente de grande animação, a partir do Largo do Passeio Alegre, o nosso concelho foi dado a conhecer, desde a história, ao património, passando pelas tradições e lendas locais. O artesanato, a gastronomia, o desporto, a cultura e a vertente empresarial foram alguns dos aspetos abordados.

O lema “É bom viver aqui” foi o ponto de partida da entrevista do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, que justificou “desde logo porque está aqui o Verão Total e “É bom viver aqui” por este enquadramento e moldura humana e pelas pessoas que a Póvoa tem e aquelas que todos os anos cá vêm e são fiéis a esta terra que também sabe receber”.

O autarca continuou recordando que “a Póvoa de Varzim anda nesta euforia desde o dia 1 de junho, dia em que tivemos na nossa cidade o lançamento nacional da Bandeira Azul. Todas as nossas praias têm bandeira azul. Desde então, temos andado com um conjunto de animações para fazer com que todos os dias alguma coisa aconteça na nossa terra e temos tido cá muita gente”.

Aires Pereira considera que é importante “valorizarmos aquilo que temos” e, neste sentido, referiu-se ao facto de termos o Casino. Continuou, referindo-se à aposta do Município em equipamentos e eventos de qualidade: “começamos, no mês de junho, com a inauguração do Cine-Teatro Garrett. Desde aí, já realizamos 30 espetáculos, com a presença de mais de 12 mil pessoas”.

Neste sentido, o autarca falou sobre a vida cultural do concelho, nomeadamente “o Correntes d’Escritas, o maior evento da língua portuguesa que se realiza nosso país, e o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, entre tantos outros”.

O Presidente da Câmara revelou que “a Póvoa de Varzim pretende ser uma terra hospitaleira e com muita atividade para que as pessoas venham até cá. Houve um esforço grande de credibilização das nossas praias. Este ano, pela primeira vez, temos toda a costa coberta com bandeiras azuis e, nesse sentido, também foi possível passar esta mensagem ao interior do país que normalmente escolhe a Póvoa de Varzim como destino de férias”.

E sobre desafios futuros, Aires Pereira divulgou que o próximo é “a recuperação da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição que será transformada num espaço de encontro para os poveiros”. Outro será “a recuperação da antiga fábrica A Poveira. Aproveitando o espólio que havia no local, vamos transformar num espaço de acolhimento, onde haverá também uma galeria de exposições e uma réplica da Lancha Poveira. Queremos fazer desta fábrica aquilo que é a grande memória e marca da Póvoa do mar”.

O Presidente terminou agradecendo à produção “a oportunidade para divulgar a nossa terra e para também divertir todos os que aqui estão”. Deixou ainda uma palavra “aos milhares de emigrantes da Póvoa de Varzim, que se encontram espalhados pelo mundo e tiveram oportunidade de cheirar, através da televisão, a memória que têm da nossa terra”.

A nossa rádio local – Rádio Onda Viva -, a academia de dança Gimnoarte, alguns artesãos, empresários, artistas e personalidades poveiras, o Rancho Folclórico Poveiro, e clubes desportivos da terra deram um grande contributo para dar a conhecer ao país e ao mundo a Póvoa de Varzim.

Para quem não teve oportunidade de acompanhar o Verão Total na Póvoa de Varzim, visite as redes sociais da Câmara Municipal onde, nos próximos dias, serão publicados apontamentos do programa.