A iniciativa teve lugar na Fonte do Pedro em parceria com a Junta de Freguesia da vila de Rates e a Escola da Granja, no âmbito da 5ª edição da Semana da Reflorestação Nacional. A plantação de árvores foi devidamente coordenada pelo Gabinete de Interpretação Ambiental (GIA) do município poveiro.

O GIA recebeu, através do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, quase duas centenas de árvores, que foram assim plantadas em solo poveiro: 50 pinheiros bravos, 50 carvalhos nacionais, 50 medronheiros e 10 azevinhos.

A vereadora Andrea Silva deu o exemplo na plantação das árvores, colocando-se ao lado das crianças (ver Fotogaleria) e sensibilizando os mais pequenos para a defesa da nossa floresta, bem como para a importância da sua preservação no âmbito da conservação da nossa área verde em todo o concelho.

A Semana da Reflorestação Nacional é uma iniciativa que se realiza todos os anos por altura da celebração do Dia da Floresta Autóctone. A presente edição decorre de 17 a 23 de novembro e, à semelhança de anos anteriores, pretende-se que cidadãos, escolas e freguesias se unam ao movimento PLANTAR PORTUGAL.