É um certame destinado a todos os estudantes de trompete que preencham os requisitos regulamentares, contemplando cinco categorias etárias (dos 9 aos 25 anos). Os prémios a atribuir oscilam entre os 50€ e os 300€.

O júri será constituído pelos professores: Kevin Wauldron, Vasco Silva de Faria, Manuel Luís Azevedo, Hélder Fernandes e Ruben Castro.

O certame pretende proporcionar a cada aluno novas oportunidades para o domínio do conhecimento e da performance musical; contribuir para a dinamização da atividade cultural e musical na comunidade educativa beneficiando simultaneamente a aprendizagem e o nível de formação de todos os participantes; conjugar a carreira musical enquanto realidade profissional futura, promovendo o mérito artístico e a excelência como objetivos de sucesso e realização pessoal.

Os prémios serão entregues no Concerto dos Laureados a realizar no dia 28 de março, às 18h00, no auditório municipal da Póvoa de Varzim, local onde se realizarão também as provas, entre os dias 26 e 28 de março (de manhã e de tarde).