Atualmente, 800 alunos reformados ou com mais de 65 anos estão inscritos nas aulas de ginástica e hidroginástica, que se realizam nas Piscinas Municipais uma vez por semana cada uma, e na musculação, sessão que acontece uma vez por mês no Pavilhão Municipal.

Os alunos estão inscritos de duas formas: através das associações poveiras que não quiseram perder a oportunidade de proporcionar aos seus utentes aulas de desporto lecionadas por professores qualificados e por iniciativa própria. Qualquer munícipe que queira praticar desporto, de forma gratuita, desde que seja reformado ou tenha mais de 65 anos, pode e deve contactar o Pelouro do Desporto e efetuar a sua inscrição.

Quanto às instituições que envolveram os seus alunos neste Projeto são: A Beneficente, Associação de Reformados Poveiros, Centro Social e Paroquial de Terroso, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, Argevadi, Laúndos – AKRIBEIA e Junta de Freguesia de Beiriz.

Durante a semana, a Varzim Lazer recebe, então, as oito centenas de alunos divididos em aulas que arrancam às 8h00 e terminam às 17h30.

Muitos são os alunos que usufruem deste Projeto autárquico há vários anos. E as melhorias têm sido sentidas pelos seus professores: os alunos melhoram consideravelmente a sua condição e aptidão física geral – capacidades condicionais e coordenativas. Sentem-se mais predispostos para encarar o dia-a-dia e ao nível da saúde em geral sentem-se melhor e menos cansados na execução das tarefas diárias. Criam-se novas amizades e momentos de convívio, que ultrapassam o tempo de aula.

Ao longo dos últimos anos, o número de alunos tem aumentado consideravelmente, havendo mesmo a necessidade de contratação de mais dez técnicos habilitados e especializados. Este é um projeto de serviço público na sua pura essência, que torna a Póvoa de Varzim em um “Concelho em Forma”. Com o crescimento do projeto o Pelouro do Desporto sentiu, também, a necessidade de realizar mais atividades além das regulares. Sendo assim, as idas ao cinema e ao teatro, aulas ao ar livre, convívios de Natal, de Páscoa e de final de ano letivo têm sido proporcionadas e muito bem aproveitadas aos munícipes mais velhos, uma vez que todas as iniciativas têm sempre excelente participação.

O “abandono dos idosos, algo que se tem verificado principalmente em grandes cidades, é algo que me preocupa. Quem está sozinho em casa pode começar a perder a vontade de se levantar, de se vestir, de sair e isso é o abandono da vida. Com este Projeto pretende-se trazer para a vida ativa da cidade a população reformada”, afirma o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. “Esta não é nenhuma despesa para o município. É um investimento nas pessoas”.