Aires Pereira desejou as maiores felicidades a Rui Santos, proprietário do Villa Mendo, “dentro desta Póvoa nova que tentamos construir” em resposta ao “desafio do turismo através da criação de atratividade para o nosso concelho. Esta atratividade vai fazer com que haja mais emprego, riqueza e oportunidades se formos capazes de oferecer coisas diferentes”.

Neste sentido, referiu-se ao Caminho a Santiago pela Costa e na importância que este público pode ter para o nosso comércio.

O Presidente reconheceu que “apostas como esta é um projeto que tem tudo para correr bem”, acrescentando que “temos que preparar a nossa terra para desafios novos, com muita formação, dedicação e profissionalismo”.

Sobre o espaço, da autoria do arquiteto Rui Calafate, o edil transmitiu que “as paredes contam histórias de uma casa marcada pelo sucesso”. Mas como “o sucesso só se atinge com trabalho”, advertiu que “vai ser necessário muito trabalho para conseguirem cimentar esta casa e para conseguirem fazer com que as pessoas venham aqui e que seja mais uma referência na gastronomia da Póvoa de Varzim”.

José Alberto Eiras, pai de Rui Santos, explicou que o espaço original remonta a 1965, ou seja, algo que vem dos seus pais e tios, passando agora para a 3ª geração da família.

José Alberto Eiras explicou que Villa Mendo foi o nome escolhido pelos fundadores e proprietários, no intuito de preservar a história singular da freguesia da Estela, mesmo antes da fundação do Reino de Portugal. Villa Mendo terá sido fundada como Villa Romana junto ao mar na freguesia da Estela, no limite do concelho com Apúlia, por onde passava uma antiga via romana desde a foz do Douro no Porto, passando pelo Alto de Martim Vaz (Villa Euracini) indo até Caminha, cujos achados arqueológicos se encontram no Museu Soares dos Reis, no Porto.

Rui Santos agradeceu aos pais pela sua formação pessoal e profissional. Formado na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, transmitiu que se sentia “muito orgulhoso por ter aberto este espaço, por ser da família e por ser na Estela. Adoro a minha freguesia e vou continuar a fazer o melhor que consigo para divulgar a Estela”.

Pretende, acima de tudo, transmitir a sua “paixão pela cozinha” e “fazer as pessoas felizes” com os seus pratos.