A iniciativa decorreu no âmbito de um protocolo estabelecido com a Polícia de Segurança Pública (PSP), designado Programa Significativo Azul, e fez parte das comemorações do 40º aniversário do MAPADI e do Dia Internacional das pessoas com deficiência.
Os agentes da PSP abordaram a temática numa sessão que contou com a presença da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, e do Presidente do MAPADI, António Ramalho.

Este projeto visa contribuir para a segurança de pessoas com deficiência intelectual ou multideficiência e dos que com elas interagem através de um conjunto de objetivos e compromissos. São eles: sensibilizar e formar os profissionais das organizações da área da deficiência e reabilitação para uma cultura de prevenção de situações de violência e maus tratos contra pessoas com deficiência; sensibilizar os polícias para a problemática da deficiência e para a necessidade de uma especial proteção das pessoas com deficiência; promover a cooperação interinstitucional entre a PSP e a área da deficiência e reabilitação; melhorar o atendimento e encaminhamento das pessoas com deficiência; especializar a comunicação e informação para a população com deficiência.