O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, passou a tarde de sábado com os balasarenses. O autarca iniciou uma ronda de visitas às freguesias no final do mês passado, em S. Pedro de Rates, e Balasar foi o segundo local a receber o Presidente da Câmara. O intuito destes encontros é “ouvir o que está menos bem, uma vez que o que está bem já está resolvido”, disse Aires Pereira.

Para conversar com o edil compareceram cerca de 80 pessoas e as questões abordaram a educação, as acessibilidades, o desenvolvimento da indústria, o desporto, o saneamento e os próximos investimentos na freguesia. Aires Pereira fez-se acompanhar pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e pelas Vereadoras Andrea Silva e Lucinda Delgado.

O Executivo, antes do encontro com a população, visitou vários locais na freguesia: o cemitério, que está a ser ampliado; o Parque Verde, que está a ser concluído; o local onde ficará instalado o Campo de Futebol, num terreno com cerca de 25 mil m2, e que estará pronto a ser utilizado pelos atletas já no início da época 2017/2018; a Ponte da Traquinada, que ruiu no Inverno passado e que será reconstruída. O pároco da freguesia, Padre Casado, também esteve reunido com os autarcas para discutir os projetos que pretende efetuar em Balasar.

O anfitrião da tarde, o Presidente da Junta de Freguesia, José Araújo, além de guiar o Executivo pelos locais que pretende desenvolver com a colaboração da Câmara Municipal, fez também parte da conversa com os balasarenses, já ao final da tarde. José Araújo afirmou ter ficado orgulhoso pela adesão da população ao convite endereçado pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal para um encontro com o Executivo. Ao longo de duas horas, Aires Pereira esteve disponível para responder a todas as perguntas dos balasarenses. Mais sombras na escola e jardim-de-infância e a necessidade de proteger as crianças do vento foram dois dos problemas levantados. A Câmara Municipal irá providenciar um projeto arquitetónico de maneira a ser encontrada a melhor solução. Ainda em relação ao ensino, foi levantada a questão acerca da falta de tinteiros e de fotocópias. Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação, explicou que é facultado o mesmo número de fotocópias a cada aluno (100 por ano) e que cabe a cada professor ou coordenador gerir esta quantidade. O mesmo acontece com os tinteiros ou toners. A regra é a mesma para todos os estabelecimentos. Quanto a computadores novos, o autarca garantiu a vontade de dotar cada uma das salas de ensino com um computador.

Quanto ao saneamento, Aires Pereira confirmou que hoje, segunda-feira, teve início a sua instalação na zona central da freguesia e que, no próximo ano, será a vez das Fontainhas. Terão de ser instaladas Estações de Tratamento individuais até a rede estar ligada às Águas do Noroeste. No entanto, o Presidente da Câmara pede para a população assumir o compromisso de efetuar as ligações depois da rede estar montada.

Um dos assuntos mais antigos em Balasar é o nó de ligação à estrada A7. O autarca repetiu que as estradas locais não foram feitas para a circulação de camiões e o nó seria essencial. No entanto, a solução está ainda longe de ser encontrada.

Estas foram apenas algumas das questões levantadas pela população de Balasar.