No sentido de preservar não só as tradições e costumes da Vila de Rates, mas também todo o potencial humano e patrimonial de que esta dispõe, particularmente o Ecomuseu, a Junta de Freguesia de Rates encontra-se a articular um conjunto de dinâmicas que imprimem um carácter interativo e lúdico às visitas guiadas ao Ecomuseu.

Para o efeito, amanhã, dia 25 de fevereiro, a partir das 9h30 será realizada uma visita guiada que contará com a participação dos alunos de uma turma da Escola EB2,3 de Rates, onde estes terão a oportunidade de testemunhar ao vivo as tradições e costumes da terra, nomeadamente o itinerário do linho e do pão. Através da reprodução de vivências passadas, os alunos irão participar em diferentes atividades, desde o entoar de cantares na Casa do Lavrador juntamente com as bordadeiras do linho até ao “amassar” do pão antes da sua cozedura, na Casa do Trabalhador Rural.

Com a realização desta iniciativa será possível identificar e avaliar a recetividade de todos os intervenientes e participantes deste projeto, que pretende preservar e dar a conhecer todo o seu património histórico, cultural e etnográfico.

Descrição do Programa

Ecomuseu

09h30: Igreja Românica de S. Pedro de Rates (receção do grupo)

09h45: Visita ao Núcleo Museológico e Praça dos Forais

10h30: Casa do Lavrador

           Museu do Linho

           Eira

 

11h15: Fonte Antiga

11h30: Moinho de Vento

           Processo de Transformação

           Passeio de burro

           Transporte da farinha em burro

 

12h15: Casa do Trabalhador Rural

           Atelier do pão

           Cozedura do pão