Perante uma plateia de cerca de mil pessoas, onde se encontravam muitos portugueses, que apoiaram efusivamente a seleção lusa, os atletas da seleção brilharam e arrecadaram o melhor lugar por equipas.

A Federação Nacional de Karaté reconhece o esforço de todos os representantes ligados a esta representação, atletas e treinador, bem como aqueles que colaboraram para a concretização desta deslocação.

Ainda nas artes marciais, regista-se a participação do CKA – Centro de Karaté Aguçadourense no II Open Internacional em Monção, de onde trouxe sete pódios.

O CKA esteve presente em três finais. Afonso Azevedo, após a conquista do título de campeão nacional, no fim de semana anterior, venceu todos os seus opositores ficando em 1º lugar. Ana Gomes e Diogo Correia ficaram em 2º lugar. Mário Silva, Mariana Costa e Bruno Gonçalves ficaram em 3º lugar. Gonçalo Ribas, em Kata, arrecadou o 3º Lugar.

No que respeita ao atletismo, salienta-se do fim de semana a participação de dois clubes portugueses na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em Mersin (Turquia) – o SL Benfica, em masculinos, e o Sporting CP, em femininos.

Em representação do SL Benfica, o poveiro António Vital e Silva conseguiu uma excelente prestação, no Lançamento do Martelo de 7.26Kg ao lançar o engenho para um novo Recorde Pessoal de 68.38m, alcançando assim a segunda posição na competição e conquistando 7 pontos (dos 8 possíveis) para a equipa.

O Atlético da Póvoa participou este fim de semana, no Campeonato Regional de Juvenis tendo-se sagrado Vice-Campeão Regional com a equipa masculina. Individualmente, os atletas verdinhos subiram 9 vezes ao pódio e conseguiram marcas para participar nos Nacionais de Juvenis.

A iniciada Mariana Novo fez o triplo salto (10,69m), o que lhe valeu o título de Vice-Campeã Regional e a qualificação para os Nacionais de Juvenis, em que os mínimos são 10,50m ficando na 2ª posição do Ranking Nacional.

Já Adelaide Cadilhe foi Vice-Campeã Regional no Lançamento do Disco (20,59m), 5ª no Salto em Altura e 6ª no Lançamento do Dardo com nova marca de 24,26m.

Rafael Costa sagrou-se Campeão Regional de Lançamento do Peso (10,94m) embora longe da sua marca pessoal que é superior a 12m. E sagrou-se Campeão Regional de Lançamento do Martelo (43,11m) e no Disco (33,28m).

Emanuel Silva foi Campeão Regional no Triplo Salto com a marca de 12,41m obtendo mínimos de participação para o Nacional de Pista Coberta e ficando apenas a 9cm do Nacional de Pista ao ar Livre.

André Gomes conseguiu subir por três vezes ao pódio na 3ª posição, nos 100m e nos 3oom, e ainda nos 300m barreiras com novo recorde pessoal, que novamente o qualificou para os Nacionais ao ar livre.

Assim, para já o Atlético da Póvoa está a contar para os Nacionais de Juvenis, a realizar-se em Fátima nos próximos dias 21 e 22, com a iniciada Mariana Novo no Triplo Salto e no Salto em Altura, e os juvenis Rafael Costa, no Lançamento do Martelo e do Disco, e André Gomes, nos 300m barreiras.

No próximo fim de semana os dois poveiros, Mariana Novo e Rafael Costa estarão em Braga, no Nacional do Olímpico Jovem 2015, a representar a seleção da Associação de Atletismo do Porto.

O CDP também se saiu bem das provas realizadas na Póvoa de Varzim e em Pombal. A secção de Atletismo do clube esteve no último fim de semana de maio presente em vários torneios. De destacar os bons resultados conseguidos no Campeonato Regional de Juvenis, que se disputou na Póvoa de Varzim, alcançando inúmeras medalhas e ainda o 2º lugar de sub-23 no Decatlo, com 5019 pontos, pelo atleta Joaquim Moreira, no Torneio Nacional de Provas Combinadas em Pombal.

Foram estes os pódios do Campeonato Regional de Juvenis: Catarina Oliveira – 1ª no Disco e 3ª no peso e no Dardo; Cecília Costa – 1ª na Altura; David Lopes – 2º na Altura; Estafeta Medley (David/Luís/Vasco/Sandro) – 1º lugar.

Quanto aos jogos de Basquetebol do CDP, realizados em casa, só se contam vitórias. Os Sub14 Masculinos jogaram para o Campeonato Nacional/2ª fase, e venceram a UD Oliveirense por 79×61, sendo que os Seniores Masculinos, para o Campeonato Nacional 1ª Divisão/2ª fase, venceram por 78×76 o Académico FC.

No Voleibol, o CDP continuou a integrar o Torneio de Aniversário AVP (Associação de Voleibol do Porto). Dos cinco jogos disputados, o CDP apenas perdeu um com a equipa do Leixões de iniciados femininos (por 3×0). De resto, os cadetes femininos ganharam por 1×3 ao Coleg Universal; os juniores masculinos venceram por 1×3 o AR Canidelo; os infantis femininos conquistaram o jogo frente ao Amares Volei por 3×0; os juvenis femininos cilindraram por 0x3 o CA Madalena.

O Torneio vai continuar no próximo fim de semana com o CDP a ter cinco jogos em casa e três fora da Póvoa de Varzim. No sábado, jogam às 16h45 e 18h45, os cadetes femininos e juniores masculinos, respetivamente, enfrentando os Boavista FC e o RC Senhorense.

No domingo, de manhã (9h30 e 11h30) os Mini B Masculinos e juvenis femininos defrontam-se com, respetivamente, o Ac S. Mamede e Boavista FC. À tarde, pelas 15h00, será a vez dos iniciados femininos receberem o Boavista FC.

Na modalidade de hóquei em patins, o CDP tem jogo em casa, no sábado, às 15h00, com a equipa de Sub17: CDPxHC Paço Rei.

Em Basquetebol, o destaque do fim de semana acontece com a deslocação ao Porto. Às 17h00 de domingo, os Sub14 Masculinos vão defrontar o Dragon Force a contar para o Campeonato Nacional/2ª fase.

Os poveiros também conquistam vitórias na água. Os juniores de polo aquático do Clube Naval Povoense têm o tricampeonato garantido.

Com a vitória no domingo por 21-3 frente o Fluvial Portuense, em jogo realizado em Felgueiras, os juniores conseguem garantir o TRI. Ainda a duas jornadas do final, a equipa orientada por Miguel Mariani é já Campeã Regional e sagra-se tricampeã de Polo Aquático.