Os pais de Vitalie e muitos dos membros do Centro de Karaté Aguçadourense (CKA) fizeram questão em acompanhar o atleta internacional à Câmara Municipal como forma de mostrar o seu apoio e o grande orgulho no feito do colega de equipa. Orgulho é também o sentimento de Aires Pereira: “o Vitalie Certan vai participar no Campeonato do Mundo com as cores da Póvoa de Varzim o que, para mim, é motivo de muito orgulho. Apesar de não ser português, o Vitalie está perfeitamente integrado na nossa sociedade e já é um poveiro de coração”.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que “o nosso país, às vezes, é muito singular: para uns, há dinheiro para tudo. Para outros, não há dinheiro para nada. O Karaté é uma modalidade pobre em Portugal, infelizmente. O Vitalie foi selecionado para participar no Campeonato do Mundo e não havia dinheiro para a sua deslocação. Por isso, vamos disponibilizar a ajuda necessária para que ele possa representar Portugal e a Póvoa de Varzim na Alemanha. Isto faz parte do nosso trabalho e daquilo que queremos transmitir à comunidade jovem da cidade. Além da vertente competitiva do Karaté existe uma vertente de integração social muito importante nesta modalidade”.

De sublinhar que a Federação Portuguesa de Karaté não contribui financeiramente para a participação dos atletas (deslocação, alojamento e alimentação). Toda a verba será disponibilizada pelo município.

“O Vitalie é exemplo para muitos jovens. É possível ser um atleta de alto gabarito na Póvoa de Varzim” sublinhou Aires Pereira.

Quanto ao CKA, o autarca afirmou estar a realizar “um trabalho notável na integração social dos jovens da cidade e mostrado disponibilidade total nos eventos organizados pela Câmara Municipal e, por estes motivos, quando precisa da nossa ajuda, cá estamos. Tenho conhecimento de que há muitas pessoas que não têm capacidade financeira para praticar Karaté e o CKA faz um trabalho notável na integração de todos os que procuram o clube. O município, enquanto conseguir manter este apoio, irá fazê-lo”.

Vitalie Certan é, de facto, um exemplo de humildade e de esforço. Trabalhou arduamente para conquistar um lugar no Campeonato do Mundo e não encara essa responsabilidade de ânimo leve: “sinto-me um sortudo porque os meus colegas sentem imensas dificuldades em reunir a verba necessária para participar na competição. Têm de trabalhar para juntar dinheiro e não têm as regalias que eu tenho por viver na Póvoa de Varzim. Agradeço à Câmara Municipal por isso”, desabafou o atleta.

“Vou lutar para trazer uma grande alegria para a Póvoa de Varzim e para Portugal. Na mala levo as bandeiras da Póvoa e do país, mas também as amizades e o apoio incondicional dos meus pais, dos meus colegas de equipa, dos meus patrocinadores e do meu Mestre, Vítor Poças”.

O jovem conquistou o ano passado o estatuto de alta competição, o que lhe permitia escolher o curso e a faculdade que entendesse. No entanto, o atleta optou por atrasar a entrada na universidade por um ano e dedicar-se totalmente ao karaté. Treina duas vezes por dia, várias horas por treino, os fins de semana são passados a competir, não bebe álcool, não sai à noite e mantém uma alimentação cuidada (o atleta irá competir na categoria -67 quilos e não pode ultrapassar este peso e nem ficar muito abaixo dele, sob pena de competir com adversários mais pesados e isso constituir uma desvantagem). Estas são as consequências de se ser um jovem atleta de alta competição. Tudo isto é secundário para Vitalie que “respira” Karaté e, definitivamente, nasceu para ser campeão.

Vítor Poças, Mestre do CKA, acompanha o atleta há mais de dez anos. A cumplicidade entre os dois é notória e o orgulho no pupilo transborda: “ele treina sem parar desde julho. Cada combate é uma final e tenho esperança que ele traga uma medalha”. Vítor Poças irá estar no público, em Bremen, quando Vitalie entrar no tatami. O Mestre não quer perder a oportunidade de ver o sonho de ambos realizado.

O Campeonato do Mundo vai acontecer de 5 a 9 de novembro.

A cidade ficará, com certeza, a torcer pelo atleta. Boa sorte, Vitalie!