Na sala de visitas da Póvoa de Varzim está instalado o Palácio do Pai Natal e o seu dono vai estar disponível para receber as cartas que as crianças lhe queiram escrever com os seus pedidos e tirar fotografias entre as 10h00 e as 20h00, todos os dias da semana. E, junto ao Palácio, as crianças podem usufruir de carrosséis de madeira e experimentar arborismo, plataformas ecologicamente sustentáveis, uma vez que não necessitam de qualquer tipo de energia – a não ser a das crianças e dos seus acompanhantes. A escolha sobre este tipo de brinquedos vai ao encontro das políticas ambientais da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Lembramos que amanhã vai acontecer o primeiro espetáculo no Palácio do Pai Natal. Pequeno David e os Sem Soninho estreia a série de peças teatrais que vão acontecer todas as sextas e sábados na Praça do Almada, às 18h00.

Conheça aqui todos os espetáculos no Palácio do Pai Natal até dia 30 de dezembro.

Os espetáculos infantis não se resumem à Praça do Almada. O Cine-Teatro Garrett vai acolher “A rena constipada”, no dia 3 de dezembro, às 10h00 e às 11h30, e “A Missão de Natal”, no dia 10 de dezembro, às 16h00.

E, quando as férias escolares chegam, a Casa da Juventude está sempre pronta para desenvolver atividades para os jovens. A partir de dia 14 de dezembro, “É Natal na Casa”.

Natal não é Natal sem rabanadas. Muito melhor se forem poveiras. No dia 16 de dezembro, a partir das 16h00, no Posto de Turismo, será realizado o XX Concurso Delícia de Rabanada.

Também no Mercado Municipal o Natal não passará despercebido. Mercado de Natal é o nome da iniciativa que irá incluir concertos, ações de solidariedade e gastronomia.

Já no Museu irá imperar a tradição com os presépios e a ceia de Natal do pescador, exposição patente a partir de dia 15 de dezembro. Também irá ser retratada ao vivo com o teatro de marionetas “Cantigas ao Menino”, cujas marcações devem ser efetuadas previamente.

A Escola de Música da Póvoa de Varzim não poderia deixar de levar música aos corações daqueles que vivem o Natal intensamente. Por isso, em dezembro, terá quatro oportunidades para ouvir melodias relacionadas com a época mas não só: dia 15, às 21h30, na Igreja S. José; dia 16, às 21h30, na Igreja de Balasar; dia 17, às 18h30, na Igreja de Argivai; e dia 18, às 21h30, na Igreja Matriz. Os Concertos de Natal têm entrada gratuita.

Mas a música chega-nos também através das escolas do concelho na iniciativa “As Escolas cantam o Natal”.

O Arquivo Municipal convida-o a aprender a fazer um postal de natal em aguarela criativo e personalizado no dia 6 de dezembro, às 21h00. O workshop Postais de Natal é gratuito mas carece inscrição. O Arquivo vai também mostrar Memórias de Boas Festas, uma exposição de postais antigos.

Mesmo em frente ao Arquivo, no Museu Municipal, no dia 15 de dezembro, às 16h00, irá inaugurar a exposição “Os presépios tradicionais no Museu”. Dezenas de presépios vão estar expostos para que as famílias possam conhecer as tradições mais enraizadas do concelho.

Já em 2018, no dia 6 de janeiro, “Vamos cantar as Janeiras”, no Diana Bar e ruas pedonais da cidade.

O desporto também não quis ficar à parte das comemorações e, no dia 6 de janeiro, irá acontecer a I RCM Corrida dos Reis. O evento tem o selo de qualidade das organizações Bikeservice e será muito mais do que uma mera corrida.

Com partida marcada para as 18h00, do Palácio do Pai Natal, esta I Corrida dos Reis terá uma extensão de 8 quilómetros. A distância foi planeada para ser acessível e é a ideal para todos aqueles que desejam começar a queimar calorias depois das festividades natalícias.