O Voto de Pesar foi pelo falecimento, a 28 de junho, de Carlos César dos Santos, mais conhecido por “Carlinhos” que era Presidente da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro desde 2013. O autarca transmitiu que “a Câmara manifesta à família e à Casa dos Poveiros seu mais sentido de pesar por este falecimento e fazemos votos para que rapidamente se consiga ultrapassar esta questão na Casa dos Poveiros de modo a assegurar o funcionamento e a manutenção da mesma”.

O edil apresentou um Protesto pelo encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos em Aver-o-Mar, uma vez que deixa 10.000 habitantes (população da freguesia) sem acesso a este serviço, “muito em especial, ao numeroso grupo de idosos daquela e das freguesias vizinhas que ali tinham as contas através das quais mensalmente recebiam a sua reforma. Acresce ainda que este encerramento irá causar um pior atendimento na agência da Praça do Almada devido ao anormal acréscimo de pessoas a esta agência”.

Aires Pereira considera que “num banco público não deve valer tudo e, nesse sentido, a Câmara aprovou o seu mais veemente protesto para ser encaminhado para o governo e Caixa Geral de Depósitos a manifestar a nossa mais profunda preocupação pela forma como se continua a retirar apoio e equipamentos que são importantíssimos para o funcionamento do nosso espaço territorial quer seja ele no interior ou na zona litoral e mais densamente povoada”.

O executivo aprovou a abertura do concurso público para a reabilitação do Bairro Social de Barreiros no âmbito das candidaturas das comunidades desfavorecidas em sede de PEDU. Trata-se de uma empreitada no montante de 415 mil euros para recuperação daquele bairro municipal.

Foi ainda aprovado um conjunto de retificação de despachos relativamente aos concursos que estão a decorrer e a suspensão parcial do Plano Diretor no que diz respeito à freguesia de Balasar. Também foi aprovada uma segunda revisão às Grandes Opções do Plano e Orçamento devido à abertura do novo Centro Cultural Eça de Queirós e Casa das Associações.