Você está aqui: Entrada Turismo Conhecer a Póvoa Artesanato Trabalhos em Linho
Acções do Documento

Trabalhos em Linho

Outrora comum a quase todo o concelho, actualmente, confina-se quase unicamente a Rates, freguesia rural que se situa na zona mais interior do concelho e é das que mais influências minhotas sofre. O cultivo da planta de 2 em 2 anos fornece a matéria-prima a cerca de 15 artesãs. Através de cursos de formação as gerações mais novas recebem o testemunho das técnicas tradicionais de tratamento e tecelagem do linho. A organização de todo o processo (desde o cultivo à tecelagem e venda do produto) cabe ao Centro de Artesanato Local.

trabalhos em linho 02

O reactivar desta tradição veio reforçar a identidade cultural e proporcionar o trabalho colectivo, à laia do que sucedia nos serões de antigamente.

trabalhos em linho

Perde-se no tempo a origem do tear e da tecelagem. No concelho da Póvoa de Varzim sempre se manteve como actividade estreitamente ligada às gentes do campo. O tratamento e tecelagem do linho, matéria nobre por excelência, foi ocupação de muitas gerações de mulheres que com ele prepararam os seus enxovais e contribuíram para o orçamento familiar.

Artesã:
Cacilda Manuela Reis S. Ferreira
Rua Dr. Fernando Ferreira, 71
4570-483 Rates
Tel: 252 951 321

Você está aqui: Entrada Turismo Conhecer a Póvoa Artesanato Trabalhos em Linho

tripadvisor.gif

viamichelin.gif

googlemaps.gif

mapquest.gif

« Fevereiro 2012 »
Do
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29
apoioaomunicepe.gif

correntesdescritas.gif

SP11_Button-Master

Dia-d_Button-Master

Button_encontrospaz.gif

Button-Master_FIM2008_Premio2009

lateral spedro09

eaquinocio_button master

portlet IV meeting

nelosc2011_Button-Master

080307b.gif

prémios_cidade_lateral


marca.jpg

 

Todos os conteúdos ©2007 Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Portal desenhado e desenvolvido pela NOTYPE ©2007