Linha de Informação, comunicação de queima ou queimada: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (252 090 000); Linha de apoio GNR 800 200 520; A comunicação pode também seefetuada na internet através do registo no site do ICNF: FOGOS.ICNF.PT Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Rurais – SGIF (Avaliação de queimas e Autorização de queimadas) www.fogos.icnf.pt/sgifqueimadas/login.asp Quem não comunicar incorre numa coima entre os 280€ e os 10.000€ (em 2019). A Queima é “o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração, cortados e amontoados” (queima de resíduos vegetais/vegetação cortada e amontoada). A Queimada é “o uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho e ainda, para eliminar sobrantes de exploração cortados mas não amontoados” (queima de vegetação de forma extensiva).