O Verão Desportivo não é feito apenas de diversão e convívio. O programa conta também com algumas competições, com a disputa de torneios de vólei de praia, futevólei, ténis de praia, basquete e ténis de mesa. A competição arranca logo no dia de 2 de agosto, com a Noite do Ténis de Mesa, na Esplanada do Carvalhido. E os torneios das restantes modalidades acontecem nos dias 8 e 9 de agosto, na Praia Verde e no Parque Lúdico e Desportivo Bruno Alves.

A participação nestes eventos é livre e as inscrições podem ser feitas na Praia Verde, na Praia da Lagoa e na Praia do Carvalhido. No caso do Ténis de Mesa, as inscrições devem ser efetuadas até ao dia 26 de julho  e para as outras modalidades até ao dia 5 de agsoto. Cada atleta só se pode inscrever em duas modalidades.

Esta atividade é organizada pelo pelouro do Desporto da Câmara Municipal em parceria com algumas academias locais, no sentido, de incentivar a população a praticar exercício físico e ter hábitos de vida saudáveis.