Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections
Destaque

VI Masterclasse Flauta Transversal

Nos dias 18 e 19 de maio decorrerá a VI Masterclasse de Flauta Transversal.

Agenda

VI Masterclasse Flauta Transversal

DATA: 18 e 19 de maio
HORAS: 14h30
LOCAL: Auditório Municipal

Nos dias 18 e 19 de maio decorrerá a VI Masterclasse de Flauta Transversal.

A Escola de Música da Póvoa de Varzim organiza a VI Masterclasse de Flauta com a Professora Rute Fernandes com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico-artístico dos alunos, incentivar a troca de opiniões e diferentes conceitos partilhando experiências musicais individuais e coletivas, motivar o progresso na aprendizagem, fomentar hábitos de estudo regulares através do contato com diversas metodologias e projetar a Escola de Música e o concelho da Póvoa de Varzim no panorama musical nacional.

Esta Masterclasse destina-se aos alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim  e alunos externos, sendo que, os alunos da Escola de Música da Póvoa, pagam pela inscrição €25 e os alunos externos pagam €35.

Os alunos deverão preencher a ficha de inscrição anexa, enviando-a juntamente com uma fotocópia do cartão de cidadão e um cheque em nome da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, até ao dia 7 de maio. 

A acompanhar a Masterclasse vai estar a professora Rute Fernandes Natural de Guimarães, estudou na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (Artave) nas classes das professoras Joaquina Mota e Elisa Trigo. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, concluiu a licenciatura na Haute École de Musique de Genève com Michel Bellavance e Mes-

trado Especializado em Orquestra na Hochschule Luzern – Musik com Sarah Rumer e Nicola Mazzanti (piccolo) com distinção máxima.

Durante o seu percurso, foi laureada com o 1° prémio no 53. Internationaler Instrumentalwettbewerb Markneukirchen, Edwin-Fischer Preis Wettbewerb, Concours National d’Éxecution Musical de Riddes (Suíça), International Flute Competition Jastrzebie-Zdrój na Polónia, 3º Concurso Nacional de Sopros Terras de la Salette, Honorific Prize David Russell, entre outros. Apresentou-se como solista em Portugal, Suíça e Alemanha. Completou a sua formação com estudos de flauta barroca com Serge Saitta e com masterclasses com Emmanuel Pahud, Barthold Kuijken, Denis Bouriakov, Sarah Rumer, Riccardo Ghiani, Felix Renggli, Vincent Cotvrint.

É membro do ensemble Made in Trio (David Dias da Silva-clarinete e Sinforosa Petralia-piano). O trio foi laureado nos concursos Chieri International Chamber Competition, Marianne und Curt Dienemann Stiftung, Orpheus Chamber Music Competition e finalistas no Concert Artist Guild Competition em Nova York. Destaca-se ainda a participação nos festivais Klang-Basel, Swiss Foundation for Young Musicians, Mimiko Konzerte, Swiss Chamber Music Festival Adelboden (Suíça), Festival Internacional de Música da Primavera (Portugal), Amici della Musica Trapani e Amici della Musica Alcamo (Sicília).

Integrou a Verbier Festival Chamber Orchestra, Verbier Festival Orchestra, Schleswig-Holstein Musik Festival, Schweizer-Jugend-Sinfonie Orchester, European Union Youth Orchestra (Summer School) e como suplente a Orquestra Gulbenkian, Orchestre de la Suisse Romande, Sinfonieorchester Basel e Tonhalle Orchester Zürich, sendo também membro da Orquestra XXI.

Rute Fernandes é Artista Haynes e trabalha como Co-solista na Philharmonia Zürich, orquestra da ópera de Zurique.