A rede de equipamento escolar do 2,3 Ciclos no concelho da Póvoa de Varzim é constituída por um total de 6 estabelecimentos de ensino, 5 dos quais pertencente à rede pública e 1 pertença do ensino particular.

Dos 5 estabelecimentos escolares públicos, 1 está sedeado na Vila de Aver-o-Mar, a Escola Básica Aver-o-Mar, outro está situado na Freguesia de Beiriz, a Escola Básica e Secundária Campo Aberto, outro, ainda, na Vila de S. Pedro de Rates, a Escola Básica de Rates, e 2 encontram-se sedeados na cidade da Póvoa de Varzim, Sede de Concelho, respetivamente a Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, e a Escola Básica Cego do Maio.

O estabelecimento de ensino particular, o Colégio de Amorim, encontra-se sedeado na Freguesia de Amorim.

Importa acrescentar que, as 2 Escolas Secundárias existentes no concelho (ES Rocha Peixoto e ES Eça de Queirós, ambas sediadas na PV), também lecionam o 3º Ciclo do ensino básico.

Para visualização do mapa da rede do equipamento do ensino básico do 2º e 3º Ciclos, clique aqui.