1880 – Data da fundação: Criação da Biblioteca Popular Camões, localizada no edifício da Câmara Municipal, sendo inaugurada em cerimónia integrada nas comemorações do tricentenário da morte de Luís de Camões. Fundo bibliográfico: 150 volumes.

1913 Em 13 de março é doado à Biblioteca um núcleo documental do investigador José Augusto Rocha Peixoto (1866-1909), por decisão testamentária, constituído por 2.794 volumes.

1920 A Biblioteca funciona numa das dependências da Escola Rocha Peixoto, na Praça Marquês de Pombal.

1932 A Biblioteca é incorporada integralmente no Liceu Eça de Queiroz.

1951 – Transferência da Biblioteca do Liceu para as dependências camarárias.

1956 Instalação da Biblioteca no 1.º andar do edifício dos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Diretor: Fernando Barbosa – Historiador Local.

1965 – Transferência da Biblioteca para a antiga Sala do Tribunal da Comarca, no edifício dos Paços do Concelho.

1966 Inauguração em 23 de março das novas instalações da Biblioteca, denominando-se Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, e cujos atos solenes foram inseridos nas comemorações do I Centenário do Nascimento do cientista poveiro Rocha Peixoto. Fundo bibliográfico: 7.507 volumes, utilizadores: 720, funcionários: 2.

1986 – Transferência da Biblioteca Municipal para as instalações provisórias na Praça Luís de Camões, n.º 15.

1987 Aderiu à Rede Nacional de Leitura Pública, desenvolvida pelo então Instituto Português do Livro e da Leitura.

1991 Em 30 de novembro é inaugurado o novo edifício da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto / Casa de Cultura, com o Diretor Manuel José Ferreira Lopes.

2011 No 20º aniversário do atual edifício, a Biblioteca Municipal apresentou o novo sistema de gestão documental com o novo catálogo online.

2012 Mudança do topónimo “Padre Afonso Soares” por “Manuel Lopes” o nome do antigo diretor e bibliotecário.

2014 Adesão à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO.