escolamusicalogoorquestra

A Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim e o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim são duas actividades intrinsecamente ligadas à Escola de Música, uma vez que integram a estrutura base da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, beneficiando, por conseguinte, das sinergias organizativas e de gestão global que esta comporta. Com essa estreita ligação à Escola de Música, no que concerne à concepção programática e execução no terreno, a Orquestra Sinfónica e o Festival de Música são complementos fundamentais da actividade pedagógica que a Escola exerce ao longo do ano, permitindo a melhor formação à sua comunidade escolar, com a arte de alguns dos maiores criadores vivos, em cada nova temporada. Para os munícipes em geral, o funcionamento conjunto das três actividades tem proporcionado as pedagogias mais actualizadas e uma fruição cultural do melhor nível.

Criada em 19 de Outubro de 2002 pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a actividade da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim deriva da acção regular das Orquestras de Cordas e Sopros da Escola de Música da Póvoa de Varzim, desde 1989.

O projecto, de âmbito claramente regional e nacional, insere-se numa estratégia de desenvolvimento da cultura musical da população, essencialmente no repertório orquestral, permitindo que aquela consiga adquirir hábitos de frequência de concertos, a médio prazo, a fidelização de públicos de todas as faixas etárias (especialmente a mais jovem) conducente à exigência qualitativa e desenvolvimento do sentido crítico.

Com a criação da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, formada predominantemente por finalistas ou recém-formados instrumentistas oriundos das Escolas Superiores de Música e Universidades portuguesas, pretende-se assegurar o acesso da população da região às obras-primas do repertório sinfónico dos finais do século XVIII até aos nossos dias, mediante a apresentação de concertos regulares ao longo do ano.

Paralelamente, a Orquestra apresenta-se como um privilegiado instrumento de trabalho do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim na preparação e execução de obras encomendadas a compositores portugueses contemporâneos; assegura a gravação periódica dessas encomendas para edição e divulgação em modernos suportes digitais; e pretende motivar os jovens instrumentistas para a prática orquestral.

Como objectivo de grande relevância, a Orquestra garante formação contínua aos elementos mais jovens, devidamente enquadrados por chefes de naipe já com provas dadas. Visando assegurar a melhor eficácia artística dos seus membros, a preceder cada série de concertos tem-se recorrido a estágios orientados pelo Maestro Osvaldo Ferreira, fundador e Director Musical da formação.

festivalmusica05

Ao longo de 2002 e 2003, apresentou-se em diversos concertos na Póvoa de Varzim e Porto, e participou no encerramento da XXV edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, em Julho de 2003. Alguns solistas e agrupamentos como a soprano Sílvia Mateus, os violinistas Daniel Rowland e Heloísa Ribeiro, o pianista Miguel Magalhães e o Coro da Sé Catedral do Porto participaram nas suas actuações.

Gravou dois CDs para a Numérica, sob direcção do Maestro Osvaldo Ferreira: Um Natal Português – canções tradicionais de Natal trabalhadas pelos compositores Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa, Fernando Valente e Eugénio Amorim, com a participação da soprano Sílvia Correia Mateus e do Coro da Sé Catedral do Porto; e Obras Encomendadas pelo Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (composições de Eurico Carrapatoso, Eugénio Amorim, Fernando C. Lapa e Carlos Azevedo), cuja publicação foi elogiosamente acolhida pela crítica – “(…) iniciativa tão interessante e inovadora no contexto português”; “São raros aqueles projectos que reúnem, de forma tão completa e coerente quanto este, todas as etapas da produção musical, desde a encomenda das obras até à sua difusão em concertos ao vivo e mediante o suporte CD, passando por uma dimensão social e pedagógica evidente no aproveitamento artístico de identidades culturais e do capital humano saído dos estabelecimentos de ensino superior. Este CD acaba por ser o objecto de todos esses esforços, e só por isso merece ser destacado nos termos mais elogiosos. Para além disso, apresenta qualidades musicais notáveis, que se revelam desde o início da sua audição. (…) Uma sonoridade cheia, excelente gestão dos planos sonoros e uma verdadeira ‘interpretação’ das peças em causa são qualidades que se evidenciam ao longo de todo o CD.” (Teresa Cascudo, in “Público” de 31 de Janeiro de 2004).

Em 2004/2005, além da realização de dez estágios pedagógicos e respectivos concertos públicos, a Orquestra protagonizou o encerramento das XXVI e XVII edições do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, com a participação do pianista Jean-Marc Luisada e da soprano Teresa Cardoso de Meneses (Julho de 2004) e do pianista Roger Muraro (Julho de 2005); procedeu à gravação do seu terceiro CD preenchido com obras dos compositores Sérgio Azevedo e Cândido Lima, e deslocou-se ao CAE da Figueira da Foz onde apresentou música de Natal com a soprano Petra Van Tendeloo (Dezembro de 2004).

Em 2006, após a realização de um concerto no final do 1º estágio, com a colaboração dos solistas Ana Ester Neves, Luís Rodrigues, Augusto Trindade e Alexandra Trindade, está prevista a realização de mais quatro estágios pedagógicos, a participação no concerto de encerramento do XXVIII Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, apresentação num dos concertos da próxima série Promenade (Coliseu do Porto) e no Festival de Música de Óbidos. Em Agosto, a Orquestra procederá à gravação de novas obras de compositores portugueses contemporâneos. E em Julho será publicado o terceiro CD (música portuguesa contemporânea), com as últimas encomendas do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, com intervenção da Orquestra.