Maria Armandina Maia

© Rui Sousa

Maria Armandina da Cruz Maia nasceu no Porto em 1950.  É Mestre em Cultura Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa. Em 1971 interrompe o Curso na Universidade de Coimbra, exilando-se na Suécia.

Dezassete anos mais tarde, em 1988, parte para Itália, onde se fixa ao longo de quase 9 anos, até 1997. Em Milão, funda a Associação Lusitalia, através da qual dá a conhecer escritores portugueses e caboverdeanos: Teolinda Gersão, Ana Hatherley, Isabel Barreno, Nuno Júdice, Álvaro Guerra, Orlanda Amarílis e Manuel Lopes, entre outros.

De regresso a Portugal, integra a equipa do Instituto Camões, em 1988, como Directora da Acção Cultural Externa, funções que abandona no final do seu mandato, em 2003. De todas as áreas por que foi responsável, merecem ser assinalados alguns projectos que concebeu e dinamizou entre 1998 e 2002: Língua portuguesa, um oceano de culturas, Expo 98; Encontro de Literaturas Ibero-Americanas, Porto, 1998; Literaturas Ibero-Americanas – Espaços de Convergência, Vigo, 1998; José Saramago no Mundo – Cdrom e exposição; Abrir Abril, o chegar da liberdade, exposição e vídeo, 1999; criação das edições próprias do Instituto Camões: colecção Lusófona, Insularidades, Diáspora e Lazúli (edição luso-árabe); vídeo: Cabo Verde Insularidades, Em nome do Espírito; Doze nomes para conhecer melhor a cultura Portuguesa, calendário e difusão internacional; homenagens: Cesária Évora, 1999, Luciana Stegagno Picchio 2001;  Manuel Lopes, Dezembro 2001.

Pontes Lusófonas I, Lisboa, 1998;  Pontes Lusófonas II, Lisboa e Maputo, 1999; Arquitectura, formas e texturas; Pontes Lusófonas III, Brasília, 2000;

Continua apostada numa intervenção cultural que ponha em contacto os mais diversos agentes, privilegiando as áreas do património cultural como instrumento de identificação e pertença. Tem dado continuidade  a projectos capazes de democratizar a cultura, levando-a cada vez mais longe, num trabalho perene de audácia, criação e paixão.

Obras publicadas:

Dedicadamente Sua, Campo das Letras, Porto, 2001

Da outra margem, antologia de poesia de autores portugueses, ed. Instituto Camões, Lisboa,  2000

Manuel Lopes, Rotas da vida e da escrita, (org.) ed. Instituto Camões, Lisboa, 2001

A língua outra, Luciana Stegagnio Picchio, (org.) ed. Instituto Camões, Lisboa, 2002

Em preparação:

O testamento dos vivos