A 11ª edição do Correntes d’Escritas trouxe duas novas parcerias que em comum têm o facto de premiar a escrita – no sector editorial e no sector jornalístico.

Prémios de Edição LER/Booktailors

premio booktailors

Apostar na melhoria da qualidade do sector da edição para a divulgação dos livros e dos seus autores assim como sublinhar a importância dos editores e profissionais do livro em prol da literatura está na génese dos Prémios de Edição LER/Booktailors, organizados conjuntamente pela Booktailors − Consultores Editoriais e pela revista LER.

Tendo em conta que o Correntes d’Escritas é o maior encontro de escritores do país e o mais prestigiante, marcando, sem dúvida,  a rentrée literária, a organização dos Prémios de Edição elegeu a Póvoa de Varzim e o Encontro para a divulgação dos vencedores de 2009.

Assim, no dia 26, às 22h00, são anunciados, no Auditório Municipal, os vencedores dos Prémios de Edição LER/Booktailors, os mais importantes prémios do sector editorial português.

Estão a concurso duas dezenas de prémios, destinados a premiar livros ou empresas e profissionais do sector.

Os finalistas podem ser consultados em premiosdeedicao.blogs.sapo.pt, onde estarão disponíveis para votação do público até 15 de Fevereiro de 2010.

Prémio Reportagem Correntes d’Escritas/JL

O Correntes d’Escritas estabeleceu este ano uma outra parceria, desta feita com a Universidade do Porto e com o Jornal de Letras, Artes e Ideias. A Universidade seleccionará um grupo de alunos que farão reportagens diárias sobre o Encontro. Estes trabalhos, em vários formatos, serão publicados nos meios de comunicação internos da Universidade, no Portal da Câmara Municipal e no site do Jornal de Letras (JL).

No final do Encontro, cada jovem fará uma reportagem global. A melhor será publicada no JL, na versão impressa ou no site, de acordo com a peça realizada.