Criado há apenas dois anos e atribuído pela primeira vez o ano passado, este Prémio valoriza a escrita no ambiente escolar e em grupo. Isto porque é dirigido às escolas e aos alunos do 4º ano do Ensino Básico, que podem concorrer com um conto ilustrado inédito, em língua portuguesa, elaborado em grupo e sob a supervisão de um professor.

Este ano estão a concurso 74 trabalhos.

O Prémio para o melhor trabalho é mil euros, atribuído à escola de onde o conto for proveniente. O 2º classificado recebe €500 e o 3º €250. A Porto Editora edita ainda os trabalhos premiados em livro, assim como aqueles distinguidos com menções honrosas, livro esse que é depois distribuído a todas as escolas participantes.

Em 2009 venceu a Escola Básica 1/JI de Aires, Palmela, venceu o Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’escritas/Porto Editora. O Externato Infantil e Primário Paraíso dos Pequeninos, em Santa Maria da Feira, foi o segundo classificado e o Externato Patinho Feio, na Amadora, ficou em terceiro lugar. Também foram atribuídas menções honrosas à Escola de Rendufe, Amares, à Escola São João de Brito, de Lisboa, ao 4º ano da Escola de Lemenhe, Vila Nova de Famalicão (exclusivamente pelo texto) e à Escola Primária de Eicha, Luxemburgo (exclusivamente pela ilustração apresentada).

Em Agosto de 2009, a Porto Editora e a Câmara Municipal apresentaram, em plena Feira do Livro da Póvoa de Varzim, a colectânea de todos estes trabalhos distinguidos.

À semelhança dos outros dois prémios, o trabalho vencedor do Prémio Conto Infantil Ilustrado é anunciado na Sessão de Abertura e a entrega de prémios decorre no último dia do evento.