De 31 de Março a 4 de Abril, os mais novos celebram o teatro com a VIII Mostra de Teatro Escolar, organizada pela Escola Secundária Rocha Peixoto, com o apoio da Câmara Municipal.

Durante cinco dias, sete escolas de vários pontos do país vão pôr em cena dez peças, num festival que se realiza pelo oitavo ano consecutivo e que volta a envolver alunos e professores na adaptação e interpretação de textos mais ou menos conhecidos. O público serão as próprias escolas e quem mais quiser assistir a esta celebração do teatro, que se realiza no Auditório Municipal, com entrada livre.

A Mostra de Teatro Escolar começa no dia 31 deste mês, às 15h00, com a cerimónia oficial de abertura à qual se segue, às 15h30, “Salomé”, peça de 1894, de Óscar Wilde, interpretada por alunos da escola organizadora do evento. À noite, às 21h30, é a vez de a Escola Secundária Eça de Queirós levar ao palco do Auditório “Nunca”, baseada em Peter Pan, obra de J. M. Barrie.

No dia 1 de Abril, cabe à Escola Secundária Alberto Sampaio, de Braga, pôr em cena, às 15h30, “O Retábulo das Maravilhas”, a reescrita pelo autor francês jacques Prévert de um original de Miguel de Cervantes . À noite, às 21h30, a Rocha Peixoto regressa ao palco com “Marcado pelo Tipex”, de António Onetti, a história de um mau escritor de policiais às voltas com uma história para um novo livro. O escritor tem uma ideia para a complexa história de crimes e tráficos, mas as personagens têm outra. Quem levará a melhor?
No dia 2, a Escola Secundária André Gouveia, de Évora, apresenta, às 15h30, “Histórias do Valentin”, um conjunto de oito pequenos textos representativos do autor alemão Karl Valentin. Às 21h30, a Rocha Peixoto repõe “Salomé”, peça que abriu esta VIII Mostra de Teatro Escolar.

A 3 de Abril sobe ao palco do Auditório “Fim de Linha”, uma peça sobre as vicissitudes do poder, construída a partir de um texto da escritora italiana Letizia Russo e, às 21h30, é altura de rever “Marcado pelo Tipex”, na interpretação da Escola Secundária Rocha Peixoto.

No último dia desta mostra, 4 de Abril, a Escola Secundária Tomás Cabreira, de Faro, vai buscar inspiração a William Shakespeare e põe em cena, às 15h30, “O Gato de Hamlet”. Às 22h00, a VIII Mostra de Teatro Escolar da Póvoa de Varzim termina como começou, com “Salomé”, apresentada pela Escola Secundária Rocha Peixoto, no Auditório Municipal, que acolheu todas as peças do evento.