O Varazim Teatro nasceu da vontade comum de um grupo de 13 pessoas, constituindo-se Associação Cultural à data de 26 de Setembro de 1997, depois de, em Junho desse mesmo ano, já ter estreado a sua I Produção, Desimaginação-Farsa do Quotidiano realizada a partir de um texto do autor português António Pedro. Desde esta data o Grupo tem produzido regularmente espetáculos de Teatro e várias Animações, que apresenta na cidade onde se sedia e não só, tendo participado já em vários festivais de Teatro, nunca deixando de ter a itinerância como intenção.

A aposta sempre foi a da aprendizagem e da evolução, tendo convidado encenadores como Jorge Castro Guedes, William Gavião e Anabela Garcia que, durante os ensaios, foram formando o elenco e passando da sua experiência conhecimentos, modos de ver e sentir o teatro, o que faz com que o Varazim não siga uma única corrente, mas experimente diversas linguagens teatrais, que tornam o seu reportório mais vasto e rico.

Nas suas produções procurou textos e autores que, de alguma forma, colocassem questões atuais, fizessem refletir sobre o estado das coisas e o lugar destas no mundo. Realiza espetáculos com textos de autores portugueses como: António Pedro, Almeida Garrett, Mário-Henrique Leiria, Raul Brandão, entre outros, e de autores estrangeiros como, por exemplo, Samuel Beckett, Bernard Marie Koltès, Susana Poujol, António Albanese.

varazimoreiimaginario01.jpg varazimdelfina02.jpg

Tendo, desde sempre, o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no ano seguinte à sua formação, elabora com esta autarquia um Protocolo de Colaboração, que tem vindo a ser renovado anualmente. O Varazim Teatro está sediado em Rua da Fortaleza, nº. 20, Póvoa de Varzim, onde realiza os seus ensaios e leva à representação alguns trabalhos, faz formação e oficinas. Depressa o Varazim se tornou um imprescindível agente cultural e dinamizador do concelho.

Inicialmente o Varazim dedicava-se exclusivamente a produzir os seus espetáculos mas, como forma de reconhecimento do seu contributo para a animação e dinamização cultural do concelho, desde 1999 que é também responsável pela programação teatral de caráter regular na Póvoa de Varzim, com o apoio da Câmara Municipal, interrompida apenas em 2013 e que agora se retoma, na perspetiva da entrada em funcionamento da renovada Grande Sala do concelho, o Cine-Teatro Garrett.

Durante anos, o Varazim Teatro foi o grande responsável pela programação teatral no concelho da Póvoa de Varzim, tendo convidado várias companhias nacionais e estrangeiras, tendo em conta a importância da qualidade e da diversidade dos espetáculos, com vista à formação de um público cada vez mais assíduo e cada vez mais exigente.

Para além disso tem realizado um trabalho de relevo com vários agentes e instituições locais, nomeadamente a Fundação Dr. Luís Rainha, envolvendo os utentes do Mapadi, e da Santa Casa da Misericórdia, numa produção única e comovente.

teatromeridionalgodot02.jpg

Em 2002 a Associação arrendou um espaço para sua sede administrativa, esta condição tem vindo a possibilitar que o Varazim se tenha vindo a assumir cada vez mais como agente cultural e dinamizador da cidade em que se insere.

Não tendo qualquer preconceito em relação ao termo Amador, uma vez que o Varazim ao longo da sua história tem vindo a fazer teatro pelo Teatro com Amor, não deixa o Varazim nesta altura de sentir necessidade de evoluir em direcção à profissionalização, pelo facto de o caminho percorrido até aqui provocar cada vez mais uma maior responsabilidade. Responsabilidade essa que o Varazim não pretende negar, mas que reconhece depender de uma maior disponibilidade por parte dos seus elementos, o que só poderá ser equacionado no campo da profissionalização.

O Varazim sempre acreditou e sempre acreditará que o Teatro é um caminho.

Contactos:

Rua da Fortaleza, nº20

4490-551 Póvoa de Varzim

E-mail: vt@varazimteatro.org

URL: www.varazimteatro.org/