Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

google-maps.jpg

Destaque

Confraria Sabores Poveiros

logo confraria sabores poveiros

Em dezembro de 2011 foi criada na Póvoa de Varzim a Confraria dos Sabores Poveiros, fruto da vontade de um grupo de cidadãos apostados em promover e divulgar os pratos tradicionais da sua cidade.

Para a Confraria, a gastronomia é o retrato fiel de uma região. É o seu bilhete de identidade cultural.

Saber o que se come e porque se come é mergulhar na história da localidade. A culinária é uma das tradições com raízes ancestrais que se deve defender, preservar e divulgar. É essa a razão primeira da criação da “Confraria dos Sabores Poveiros”. A par de outros pratos de peixe - não esquecer que a Póvoa de Varzim tem uma grande comunidade piscatória - dois distinguem-se na culinária local: a “Pescada à Poveira” e a “Rabanada à Poveira”, também conhecida pela “Rabanada do Leonardo”.

A «Pescada à Poveira», com um prato a tampar o prato principal e guardanapo atado com dois nós, é uma imagem de marca da família do pescador da Póvoa. Com este método conseguiam assegurar que a refeição se mantivesse quente até que o pescador regressasse da faina da pesca.

A “Rabanada à Poveira”, um doce típico de Natal, é a sobremesa ideal para o prato da pescada. Foi adaptada pelo Restaurante Leonardo nos anos cinquenta tomando a forma de uma «bola de Berlim», diferenciando-se das demais rabanadas pela qualidade do pão utilizado, do tipo bijou ou molete.

A “Confraria dos Sabores poveiros” tem pugnado pela divulgação e preservação destes dois pratos típicos, exigindo dos restaurantes o rigor na sua confeção, procurando manter a culinária tradicional como trunfo turístico da cidade.

 

Sede:

Posto de Turismo da Póvoa de Varzim

Praça Marquês de Pombal

4490-442 Póvoa de Varzim

Telefone: +351 252 298 120

Fax: +351 252 617 872

E-mail: pturismo@cm-pvarzim.pt

www.cm-pvarzim.pt/turismo