PÚBLICO APLAUDIU INAUGURAÇÃO DA AVENIDA MOUSINHO DE ALBUQUERQUE

Póvoa de Varzim, 30.06.2008 – Com as grandes festas da cidade, a Póvoa inaugurou a Mousinho de Albuquerque.

Áreas de atividade - Obras Municipais - Avenida Mousinho de Albuquerque

Dia 28, o Presidente da Câmara e o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, descerraram a placa inaugural, na presença de largas centenas de pessoas e dos autarcas de Eschborn (Alemanha), Montgeron (França) e Zabbar (Malta) e respectivas comitivas, que habitualmente visitam a Póvoa e participam nas festas de São Pedro. A população aproveitou para demonstrar o apreço pela transformação desta artéria central da cidade, recebendo com aplausos entusiastas e gritos de “obrigada”, o Presidente e os convidados para o acto de inauguração.

Mas, como referiu José Macedo Vieira, a renovação da Mousinho só agora começou porque a partir daqui segue-se, como afirmou, “a renovação das fachadas, de forma a definir-se uma nova imagem para uma avenida de serviços”. Uma artéria com uma nova vocação, portanto, como referiu o Presidente da Câmara, que aproveitou para sublinhar a forma paciente como os moradores e restantes munícipes conviveram com uma obra desta dimensão, lembrando que, agora que tudo está terminado, são evidentes os benefícios para a cidade. José Macedo Vieira referiu ainda a importância das parcerias público-privadas na concretização de obras desta dimensão, que dificilmente seriam realizadas com recurso exclusivo aos orçamentos autárquicos.

O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, referiu também que a requalificação começa, de facto, agora, ou seja, como afirmou, “quando se definir como se vai usar esta artéria, que é um instrumento de desenvolvimento e qualificação da vida urbana.”

O acto inaugural prosseguiu com a visita a pé à Avenida, até ao Largo do Passeio Alegre, onde actuaram, no novo palco, as rusgas da cidade. Os alunos da Escola de Música deram também um pequeno concerto, na Avenida, para assinalar a sua entrada em funcionamento.

A obra, ambiciosa e arrojada, duplicou, de facto, a Mousinho, que é agora uma avenida em dois níveis. À superfície processa-se a circulação automóvel e para o nível subterrâneo foi relegado o estacionamento, que se alinha ao longo de duas faixas de circulação. E o nível subterrâneo impressiona pelas dimensões, porque aqui foi construída uma estrada com duas vias e estacionamento dos dois lados, de forma a permitir manobras e circulação sem constrangimentos, como deve ser, num parque dimensionado para meio milhar de viaturas.

Na sua componente exterior, a Avenida Mousinho é agora uma artéria desafogada, com áreas ajardinadas e arborizadas e passeios à dimensão de uma cidade que se constrói à escala humana. Os acessos ao parque de estacionamento estão “camuflados” em estruturas de vidro, procurando-se, desta forma, reduzir os obstáculos visuais ao longo do traçado. As obras tiveram início em Outubro de 2006 e cumpriram o calendário previsto, tendo avançado de forma coordenada e célere, de maneira a minimizar o impacto junto dos habitantes. Agora, concluída a intervenção, a Póvoa recuperou uma Avenida Mousinho com uma imagem moderna e preparada para acompanhar as mudanças urbanísticas que se têm operado na cidade nos últimos anos.