Na passada semana, realizou-se a 15.ª edição das Jornadas Técnicas de Horticultura, uma iniciativa organizada pela Horpozim com o apoio do Município da Póvoa de Varzim. O evento, que decorreu no Auditório Municipal, reuniu cerca de 200 empresários do setor agrícola.
Em representação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, esteve presente a Vereadora da Agricultura, Lucinda Amorim, que reiterou a importância da atividade agrícola para Município que está disponível a colaborar com os empresários e trabalhadores deste setor, tão representativo para o concelho.
As Jornadas Técnicas de Horticultura representam uma oportunidade de abordar temas fulcrais, atuais e que preocupam o setor hortícola, reunindo agricultores com as diferentes entidades e organismos que operam na área. Este é, também, o momento para que possam partilhar experiências, conhecimentos e promover o debate entre todos.
Foram abordados os seguintes temas: as burocracias associadas ao licenciamento da atividade agrícola, o processo dos produtos IGP (Indicação Geográfica Protegida) da Póvoa de Varzim e os prazos para a sua implementação e as alterações climáticas e a importância do Centro do Clima e dos seus projetos para o concelho.
Dada a conjuntura atual do país, que também afeta o setor agrícola, Manuel António Silva, Presidente da Horpozim – Associação Empresarial Hortícola, não deixou de mencionar o “momento sensível para os agricultores”, com a subida dos preços constante, e sublinhou que “o que é um problema da agricultura hoje, é um problema do país para o futuro”.