Para participar nesta primeira etapa da competição, que engloba outras provas, como o Torneio Aberto de Natal e o Torneio Internacional da Póvoa de Varzim, estão inscritos 156 pares de oito associações do concelho. São elas Mariadeira, Sr.ª do Ó, Tricanas Poveiras, Aguçadourense, Leões da Lapa, Matriz, Belém e Beiriz.

O sucesso do PDTM é contabilizado em números, já que, a praticar a modalidade na Póvoa de Varzim estão, actualmente, mais atletas que na Associação de Ténis de Mesa do Porto. Um marco que se deve, segundo Aires Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador do Pelouro do Desporto, “ao facto de ser uma actividade indoor que permite um enorme convívio e, também, por ser acarinhado pela autarquia. Todo o material necessário à sua prática é fornecido pela Câmara Municipal, desde raquetes, bolas, mesas, marcadores e mesas de árbitros. Isto faz com que os custos sejam praticamente nulos para os atletas. Esta organização é uma porta aberta para que todos tenham acesso ao desporto organizado e competitivo”, conclui o autarca.

De facto, seja no Ambiente, na Cultura, no Turismo, ou em qualquer outra área, o interesse principal da Câmara Municipal é melhorar a vida dos munícipes e este objectivo passa por proporcionar condições para a prática desportiva. Este é um dos motivos para que a Póvoa de Varzim seja o concelho do Distrito do Porto com menores índices de toxicodependência. Aires Pereira não tem dúvidas que o Desporto tem um papel fun­damental na ocupação dos jovens e, obviamente, na sua saúde e nas boas práticas de vida. Por isso, “tem sido dado um fortíssimo con­tributo para os índices assim se mantenham. Como tenho dito, muitas vezes, as doenças previ­nem-se e têm de ser tratadas antes de acontecer. É também desse modo que o dinheiro do município tem sido usado, na aplicação e promoção da prática desportiva, permitindo estes resultados muito animadores”, sublinha o autarca.

O PDTM, como acima referido, engloba várias provas. A primeira será, então, o Campeonato de Pares, já no dia 7 de Novembro. Os Campeonatos Individuais realizam-se nos dias 14 e 28 de Novembro, o Torneio Aberto de Natal a 12 de Dezembro, o Campeonato Inter-Associações entre 9 de Dezembro e 15 de Maio de 2011, a Taça da Póvoa de Varzim acontece a 6 de Março, o Torneio “Cidade da Póvoa” a 19 e 20 de Março, o Encontro Concelhio a 10 de Abril, as Comemorações do 25 de Abril no feriado nacional, a Supertaça a 7 de Maio e, finalmente, o Top 12 a 8 de Maio.

Ao longo de toda a época, os resultados do PDTM, bem como imagens das provas, poderão ser consultados no Portal Municipal.