O desafio, lançado pela School-Eventos, consistia em percorrer 80 ou 48 quilómetros pelas freguesias do concelho. A chuva que caiu durante a semana tornou o trajecto mais complicado mas, ao mesmo tempo, mais estimulante para os participantes que, no final da prova, mostravam orgulhosos os vestígios das dificuldades: roupa, capacete, luvas, sapatilhas e bicicleta completamente enlameados. Apesar do céu cinzento de toda a semana, os aguaceiros deram tréguas no dia da prova e no sábado estava um belo dia de Outono, trazendo para a Póvoa centenas de pessoas que acompanhavam e aplaudiam os atletas. É mesmo este o objectivo da Câmara Municipal, nomeadamente do Pelouro do Desporto, que apoia a Maratona BTT desde a primeira hora: organizar e apadrinhar competições de qualidade que mostrem o talento da cidade em receber e que beneficiem a economia local.

Pedro Soares, da School-Eventos, explica que “sem o apoio da autarquia não seria possível realizar uma prova como esta, considerada uma das melhores do país”. O organizador agradece, ainda, a colaboração de todos os voluntários, cerca de 200, que estiveram de pedra e cal durante toda a manhã nos seus postos de trabalho. Pedro Soares destaca, ainda, a boa disposição e a amizade entre os participantes. Muitos inscrevem-se não para tentar chegar em primeiro lugar, mas para experienciar uma manhã diferente e em boa companhia entre amantes das duas rodas. No entanto, há quem trabalhe todo o ano para conquistar o troféu.

Fica a promessa da organização. Para o ano há mais.