No dia 3, sábado, a recepção às embarcações terá início às 10h00, com a entrega das acreditações e amarração e mostra das embarcações. O programa continuará às 15h00 com a Regata das embarcações e, às 18h00, no Diana Bar, terá lugar a conferência “Mar, Património e Educação”, com a participação de Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim; Sara Vidal Maia, investigadora em património e culturas marítimas; Fátima Claudino, da Comissão Nacional da UNESCO e Escolas Associadas da UNESCO; Irene Gomes, do Projecto e Divulgação da Lancha Poveira – Escola Secundária Rocha Peixoto; e Laura Barros, do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.

Luís Diamantino explicará “Porque comemoramos os 20 anos da Lancha Poveira do Alto – Uma escola da memória”, seguido de Sara Vidal Maia, que abordará o tema “A valorização do património identitário das comunidades marítimas”. A investigadora adianta que “o património identitário atribui um sentido de localização pessoal aos indivíduos e configura as suas relações sociais, gerando complexos sentimentos de pertença comunitária, que facilitam o envolvimento com os outros. Nas comunidades marítimas, a reconstrução destas complexas relações passa, sobretudo, pela comunicação oral e escrita, que deve ser incentivada por redes educativas e de esclarecimento, que facilitam a transmissão inter-geracional de conhecimentos.” Fátima Claudino explicará o “Património Marítimo e Educação – Escolas Associadas da UNESCO”, para quem no envolvimento dos jovens em projectos que vão para além da sala de aula, em actividades que os alunos sentem serem suas, é que a Escola cumpre o seu papel como lugar de transmissão dos valores da prática de cidadania e do saber. Ana Irene Gomes, professora da Escola Secundária Rocha Peixoto, e alunas do 12º ano da mesma escola, farão a apresentação do projecto educativo sobre a promoção da Lancha Poveira “Fé em Deus”. Finalmente, Laura Barros, representando o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, apresentará o projecto “Linguagem e Literacia” e o livro Brincar com as palavras.

Às 21h30, o Encontro continua, desta feita com uma sessão In Memoriam – Manuel Lopes, no Diana Bar. O antigo director da Biblioteca Municipal e grande impulsionador do projecto de recuperação da Lancha será lembrado através de uma sessão de poesia pelo Colectivo de Silêncio da Gaveta, uma trupe de saltimbancos de palavras que tem desenvolvido uma linguagem poético-musical própria. Poemas de David Mourão Ferreira, António Nobre, Joaquim Castro Caldas, entre outros serão lidos por João Rios, acompanhado por Paulo Lemos, na guitarra portuguesa, Tiago Pereira, violino, e José Peixoto, na guitarra.

No dia 4, domingo, às 10h00, terá lugar mais uma Regata das embarcações.

O programa de comemorações dos 20 anos do projecto de recuperação da Lancha Poveira do Alto – “Fé em Deus” inclui, ainda, o 2º Encontro da Rede Nacional da Cultura do Mar, no dia 2 de Setembro, na Biblioteca Municipal, o lançamento do Fac-símile de “Notícias da Lancha”, no dia 2 de Setembro, às 17h00, no mesmo local, e a exposição de fotografia de Rita Rocha “a vida é assim”, patente na Biblioteca de 2 a 24 de Setembro.

Rita Rocha nasceu na Póvoa de Varzim, em 1978. Licenciada em Fotografia pela University of Glamorgan em Cardiff no Reino Unido, onde viveu nos últimos 6 anos. Encontra-se actualmente a desenvolver investigação e registo documental daquilo que é a vida do pescador contemporâneo. No porto da Póvoa de Varzim a expressão Ala-Arriba! calou-se há muito. As lanchas poveiras que trocaram o mar pelas seguras águas da memória, já não se avistam. O passado épico do pescador poveiro continua, porém, a ser o maior porto de abrigo da cidade, um cais de segurança metafísico que enche de orgulho e motivação os corações dos seus cidadãos. O actual trabalho, registo etnográfico de excelência, provoca o passado na medida em que exige espaço para o presente, para a realidade do pescador do século XXI.