O passeio, organizado pela School Eventos com o apoio da Câmara Municipal, decorre a 13 de Setembro, e desenrola-se ao longo de um percurso de 45 quilómetros, dentro do concelho.

Mais de 400 pessoas estão já inscritas nesta actividade, sendo que os interessados podem ainda inscrever-se até 8 de Setembro. A taxa de participação é de 10€, valor que inclui o seguro, o almoço e o abastecimento. No entanto, é gratuita para os inscritos na II Grande Maratona BTT Cidade da Póvoa de Varzim que efectuaram o pagamento até 31 de Agosto.

A concentração é às 9h30, junto do Estádio Municipal e a partida dá-se meia hora depois. No final, os participantes podem ainda usufruir da zona de banhos no Estádio Municipal, local onde vai também decorrer o almoço.

Mais de meio milhar de participantes são esperados neste 1º Raid, um passeio organizado com o intuito de promover o convívio entre todos e de servir de preparação para a II Grande Maratona BTT, que decorre a 11 de Outubro e tem já cerca de 1500 inscritos.