Este é o desafio que a Biblioteca Municipal propõe para o dia 20 de Agosto, às 21h30, no Diana Bar, com a encenação de “A Magia dos Livros”, uma peça de teatro infanto-juvenil da autoria de Sofia de Azevedo Teixeira, apresentada no âmbito das actividades de animação das Bibliotecas de Verão 2010.

Assim, não se admirem os espectadores de verem passar pelo palco e pela mesma história a Alice, o Lobo Mau, A Menina do Mar, a Bruxa, o Capuchinho Vermelho entre muitas outras personagens nossas conhecidas. Entre elas, destacam-se Alice, sempre em busca do Coelho e de uma porta secreta. E há também a Capuchinho vermelho, que caminhando na floresta a caminho da Casa da Avó, tem muito medo do Lobo Mau, que está sempre à espreita. E o que dizer da Menina do Mar, que, como o seu nome indica, tem no mar o seu mundo, mas muita curiosidade em conhecer outros mundos sem ser os da fantasia. À primeira vista, três personagens que parecem não ter muito em comum, mas quem sabe…

O teatro conta com as interpretações de Sofia Oliveira, Margarida Oliveira, Rosa Graça e Sofia de Azevedo Teixeira, também responsável pelo texto, original, e pela encenação. A Fotografia e Imagem é da autoria de Daniel Lima.

Sofia de Azevedo Teixeira é a filha mais nova do já falecido Capitão Armindo Torres Teixeira e de D. Maria Albina Moreira de Azevedo Teixeira. Tem 34 anos, é natural da Póvoa de Varzim e vive em Argivai. Tirou a Licenciatura em Ciências Históricas (Ramo Educacional e Ramo Científico) na Universidade Portucalense do Porto. Leccionou em várias escolas do país. É também Formadora. Dedica-se à literatura infanto-juvenil, sendo autora de diversos contos e peças de teatro. Tem vindo a fazer colaborações com a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto na Póvoa de Varzim. Já apresentou contos em várias escolas primárias e em animações. Em 2008 editou o seu primeiro livro infanto-juvenil Os Penedos dos Guizos baseado numa antiga Lenda de Argivai.