Na quinta-feira, 23 de abril, assinala-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

É uma homenagem mundial ao livro e seus autores, sensibilizando os mais jovens para a descoberta e o prazer da leitura. A ideia partiu da Catalunha, Espanha, honrando uma velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebem em troca, um Livro.

A Biblioteca Municipal procura, já há alguns anos recriar esta tradição através da iniciativa “Livros na Rua – Faça compras, receba Livros!” na Rua da Junqueira, durante o dia 23. A iniciativa realiza-se em parceria com a Associação Comércio ao Ar Livre e consiste no seguinte: entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h30 e as 18h30, quem fizer uma compra no valor mínimo de 10 euros nas lojas aderentes da Associação, receberá gratuitamente um livro de edição municipal, até ao limite dos exemplares disponíveis, no espaço da Biblioteca Municipal situado na Rua da Junqueira.

Nesse mesmo espaço, às 10h30, será dinamizada uma Sessão de Leitura, com Benedita Stingl, autora de várias obras infantis.

Outra das atividades propostas para os mais novos será “Riscos e Rabiscos”, um ateliê onde as crianças podem livremente desenhar e pintar.

O objetivo principal é fomentar o gosto pelo livro e a leitura aos mais novos. Os pequenos ateliês após a história pretendem desenvolver a memória e a aprendizagem de conceitos base para essa faixa etária, tal como outros conhecimentos.