O grupo Et Cetera, que se assume como um projeto saltimbanco da arte cénica, apresenta a adaptação teatral da obra do escritor poveiro, concebida para o público escolar, principalmente para os estudantes do 11º ano. A peça “Os Maias” é levada a cena pela sua grande pertinência curricular e como complemento no ensino do romance do conceituado autor português do séc. XIX.

Estreada no primeiro trimestre de 2011, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim, recebeu um acolhimento muito positivo de um conjunto de escolas da zona Norte do país. Agora está de volta à Póvoa de Varzim para uma série de apresentações para estudantes, que se deparam com o estudo desta obra no ensino secundário, numa série de apresentações diárias, repartidas pela manhã e pela tarde.

Publicada em 1888, “Os Maias” de Eça de Queirós é uma obra emblemática da Literatura Portuguesa, já que representa uma época e uma sociedade em toda a sua identidade. O seu cariz realista e a aguçada análise social não afastam a marca do fatalismo e elementos como a peripécia e a catástrofe, próprios do enredo passional. Permite também, a partir do retrato do Portugal que fomos, formar um olhar e uma reflexão sobre o que somos.