Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Socioeconómico da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, referiu que “para que as empresas se tornem mais competitivas é preciso que as mesmas consigam conhecer as suas mais-valias, que deverão ser exaustivamente exploradas, e reconheçam também os seus pontos de fraqueza, que certamente representam oportunidades de melhoria”. Ressalvou também que há “outros caminhos que poderão e deverão ser explorados como, por exemplo, a aposta em Investimento e Desenvolvimento” apelando para ações criativas para alcançar a redução dos custos sem sacrificar postos de trabalho. Revelou ainda a intenção de “ criar, em parceria com a ANJE, uma incubadora de empresas para apoiar jovens empresários que pretendam desenvolver os seus projetos e um conselho municipal das atividades económicas com diferentes intervenientes ao nível concelhio, a fim de se debaterem os temas que se entendam relevantes para uma melhor compreensão da realidade atual do nosso tecido económico”.

A Vereadora foi também a moderadora desta iniciativa que abordou temas como “A redução de custos como estratégia empresarial”, onde foi discutida a cultura empresarial e a redução de custos, a competitividade pela via dos custos e a consciência dos custos e respetivos impactos nas empresas; “A gestão de custos operacionais”, com a análise das categorias para redução de custos, definição de objetivos e condições para implementação de um plano de redução de custos, metodologias e ferramentas para redução de custos; “O outsourcing de serviços de apoio à redução de custos operacionais”. Ricardo Cerqueira, Partner da Fiducial Braga (Contabilidade e Apoio à Gestão), Carlos Alberto Lino, Presidente da Horpozim (Associação de Horticultores da Póvoa de Varzim) e Cátia Barros, Brand Manager da EZ Trade Center (Optimização e Redução de Custos) foram os oradores convidados.

O aumento das vendas foi também um dos temas abordados durante a tarde de ontem. “A nova realidade da Economia do Séc. XXI”, com os subtemas “Downsizing da economia mundial”, “O corte do crédito às empresas” e “Todos querem exportar”; “Como vender neste novo contexto?”, “Como procurar novos mercados?” “Como estar preparado para estes novos mercados?” foram esclarecidos por Vítor Paiva, Sócio Gerente da Damel (Confeções de Vestuário), José Oliveira, Presidente da Leicar (Associação de Produtores de Leite e Carne) e Paulo Oliveira, Master MarketSales Partner (Vendas e Outsourcing Comercial).