O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, também esteve presente no evento e transmitiu que no texto que escreveu para o catálogo da exposição intitulado “Da importância do Olhar” revelou aquilo que pensa relativamente à sua forma muito peculiar de ver o mundo e, fundamentalmente a forma como via enquanto médico os seus pacientes.

E desta perspetiva profissional, Aires Pereira constatou que Rui Faria “teve sempre a imensa paciência de nos ouvir”.

Quanto à exposição de fotografia, o edil agradeceu “a perspetiva que o seu autor nos dá e o prazer de nos abrir um bocadinho a sua porta para podermos partilhar consigo esses momentos inesquecíveis que teve ao longo dos 70 anos que registou em fotografia. É algo que os poveiros e todos que tiveram oportunidade de estar cá hoje lhe têm que agradecer porque vamos viajar através da fotografia do Dr. Rui Faria. Eu vou viajar consigo e através da sua Leica e da sua Nikon”.

Aires Pereira terminou revelando que “tenho oportunidade de o conhecer há muitos anos e melhor nos últimos anos, e tem sido um prazer partilhar consigo estes momentos”.

A Afonso Pinhão Ferreira fez o apelo para continuar a divulgar a arte: “nunca se canse de fazer a 14ª, 15ª, 16ª exposição porque tem aqui um espaço, que para além de ser naturalmente o espaço profissional é um local único de divulgação da arte e de todos aqueles que têm algo para mostrar”.

Rui Faria referiu-se à sua paixão pela fotografia: “comecei a fazer fotografia aos 10 anos de idade”, e falou da evolução que esta sofreu ao longo dos anos.

Seguidamente, fez questão de enumerar os seus agradecimentos que se estenderam, entre outros, a Afonso Pinhão Ferreira, pelo convite e colaboração; ao Presidente e Vice-Presidente da Câmara, pelos textos que escreveram para o catálogo; e à família, em especial à mulher, a ajuda na decisão da escolha de algumas fotografias e das horas de ausência na preparação deste trabalho.

Afonso Pinhão Ferreira referiu que “Revisões” de Rui Faria era a 14ª exposição promovida pela Ortopóvoa e que definiu como uma “exibição documental da vida do Dr. Rui Faria onde podemos apreciar momentos idos captados por um olhar muito especial e que perpetua esses olhares”.