Andrea Silva, Luís Diamantino e Afonso Oliveira, Vereadores da Câmara Municipal, foram os “Pais Natal” de serviço, mostrando, com este gesto, que as crianças mais carenciadas são sempre lembradas. Carrinhos telecomandados, mochilas, bonecas, jogos, entre muitos outros, foram distribuídos numa tarde que começou no Instituto Maria da Paz Varzim. A sala parecia pequena para tantos presentes, mas o que transbordava era a aura de felicidade à medida que as crianças recebiam e desembrulhavam os presentes. Um momento que transmitiu o verdadeiro sentido Natal – a solidariedade e a alegria de quem fica verdadeiramente grato com um simples gesto simbólico.

No Instituto Madre Matilde crianças e adolescentes aguardavam com expectativa a chegada dos presentes. E como forma de retribuir esta atitude da Câmara Municipal, que uma vez mais contou com o apoio logístico dos Serviços Sociais da autarquia, contiveram o desejo de abrir de imediato as prendas e ofereceram o “Poema da Paz”, de Madre Teresa de Calcutá, e ainda um número de dança. A Superiora Maria José Vieira, que considera este “um gesto muito significativo”, aproveitou a ocasião para fazer um “pedido especial”. De facto, a casa ocupada pelo Instituto está a passar por obras de remodelação no que respeita aos sistemas de segurança, cujo orçamento ultrapassa os 70 mil euros. “Metade já está feito, mas falta a outra metade”, explicou, referindo que a falta de verbas compromete a conclusão da obra. Por isso, pediu o apoio da Câmara Municipal, até porque, como disse, de forma a conseguir avançar com as obras, reduziram o número de crianças admitidas. “A casa já tem mais de 50 anos e precisa deste mimo. A Câmara Municipal já nos dá um subsídio, proveniente das verbas de jogo, mas é pouco para as nossas necessidades. É bonito como as pessoas nos batem à porta para nos ajudar. E, como eu costumo dizer, muitas migalhas fazem um bom pão”.

Da parte de Luís Diamantino ficou a promessa de apresentar o pedido de financiamento na Câmara Municipal. Porque, como disse, “ainda há sítios onde se fazem milagres e este é um desses sítios”. Referindo-se à entrega de presentes como um “gesto simbólico, para dizermos que nos lembramos de vós”, o Vereador pediu sonhos. “É bom que sonhem, é muito importante ter sonhos. E também é bom tentar torná-los realidade. Costumo dizer que a felicidade está na realização dos nossos sonhos”.