O programa comemorativo terá início na Casa da Juventude com as seguintes atividades, de 21 a 26 de abril: “À Descoberta… das Músicas de Abri de 74”; Exploração do tema “Revolução de Abril de 74” no Jornal de Parede da Casa; Exposição “Rostos de Abril de 74”; Oficinas de Arte Criativa, Desenho e Expressões e Construção de um Mural “Abril… Cidadania, Juventude e Liberdade!”.

Os Paços do Concelho irão acolher a mostra documental “25 de Abril na Imprensa Poveira”, que estará patente no átrio da Câmara Municipal de 22 a 30 de abril.

Na Biblioteca Municipal, muitas serão as atividades que irão comemorar a data: a “Cultura Proibida nas Coleções da Biblioteca Municipal”, uma mostra documental; Ciclo de Cinema “E Depois do Adeus” sobre o 25 de Abril (com “Um Adeus Português”, de João Botelho, “48”, de Susana Sousa Dias, e “Capitães de Abril”, de Maria de Medeiros); Hora do Conto – Especial 25 de Abril; tertúlia “Memória d’Os Capitães de Abril na Póvoa de Varzim”, com as participações dos capitães (à altura) Sá da Costa, Bacelar e Gomes de Almeida e com moderação de Luís Diamantino (Vice-Presidente da Câmara Municipal).

No Museu Municipal poderá visitar a exposição “Memórias do 25 de Abril. 40 Anos de Democracia” e na Central de Camionagem a mostra ““O 25 de Abril em Cartaz”.

Quanto ao Diana Bar, acolherá uma sessão de poesia intitulada “25 Abril: 40 Anos… 40 Poemas”, por Alcino Santos, com acompanhamento musical de José Peixoto.

No dia 25 de abril, a Praça do Almada será o centro das comemorações com a Cerimónia Oficial 25 de Abril – 40 anos: Formatura Militar – Escola Prática dos Serviços; Corpo de Intervenção dos Bombeiros Voluntários; Proteção Civil; Interpretação do Hino Nacional, pela Banda de Música; Exposição de Material Militar – Destaque para o “Chaimite”; Exposição, Demonstração de Grafitis – aberto à participação do público; Passeio Ciclo-turístico (inscrições no Pelouro Desporto); Concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim.

Quanto ao desporto, terá lugar o Torneio 25 de Abril de Ténis de Mesa no Pavilhão Municipal. Dezenas de atletas das várias associações locais participam nesta competição que está inserida no Plano de Desenvolvimento da modalidade.

O Estádio Municipal acolhe a partida de Futebol de 11 entre a Câmara Municipal e a Comunicação Social.

Pode consultar o programa completo, com informações detalhadas de horários e locais, aqui