A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, que recebeu uma placa de reconhecimento pelo apoio ao clube poveiro concedida pelo Lions Internacional.

O edil destacou o papel que o clube tem tido no nosso concelho desde a sua criação, há 40 anos, concluindo que “falar dos Lions é falar de uma organização que põe sempre em primeiro lugar o outro, aquele que mais precisa, aquele a quem pode contribuir para melhorar as condições de vida”.

Aires Pereira referiu que “os Lions já têm uma rua e vão ter uma sede na antiga Escola do Cruzeiro, em Aver-o-Mar”, esclarecendo que “esta freguesia tem muita necessidade de ter uma comunidade como a vossa” porque “tem cidadãos que precisam do conforto e do carinho de todos”. O edil informou que “no mesmo espaço haverá um Centro de Dia e achei que era um local onde se iam sentir bem e onde podem cumprir os desígnios de ser Lion e poder, de alguma forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida daquelas pessoas”. Assim sendo, acrescentou que “vão ter definitivamente um espaço onde podem ter o vosso espólio e fazer as vossas reuniões”, constatando que “esta sede vai dar um ânimo aos novos membros que vão ter um sítio onde se encontrarem e poderem desenvolver esta sua atividade voluntária tão importante”.

O Presidente anunciou que os 40 anos do Lions da Póvoa de Varzim vão ser assinalados com um marco, “um monumento que está em fabrico e ficará na rotunda da Central de Camionagem, um sítio digno. Todas as pessoas que entram na cidade ficam a saber que existe cá um clube chamado Lions e que tem uma atividade com mais de 40 anos. Uma organização que merece o respeito e carinho dos poveiros e reconhecimento dando-lhe projeção na nossa porta de entrada”.

O autarca referiu-se a outra área de intervenção dos Lions, os prémios escolares entregues a alunos de excelência, distinguindo aqueles que dentro da nossa comunidade escolar têm que ser evidenciados e apresentados como referências para os outros jovens. Enquanto Presidente de Câmara, Aires Pereira mostrou-se “reconhecido por esse vosso trabalho” que serve de “incentivo a todos os outros”.

Miguel Sousa Neves, Presidente do Lions Clube da Póvoa de Varzim, fez questão de dar um abraço ao companheiro António Rodrigues, referindo tratar-se de “uma pessoa que sempre o marcou pela sua simplicidade, abertura, dedicação aos outros, informalidade, simpatia e alegria, um mestre para a vida”.

Agradeceu ao Rodrigo Moça e à Vera Rodrigues (coautores do livro) pelo “trabalho incansável e incrível que eterniza o clube”.

Rodrigo Moça considera que o livro é algo que irá perpetuar gerações e que resulta de um trabalho de equipa com alguns sacrifícios. Revelou que a verba angariada com a venda da publicação irá reverter a favor de instituições de solidariedade social do concelho.

Vera Rodrigues transmitiu que foi uma honra e também um desafio participar na publicação à qual dedicou alguns meses de trabalho. Assumiu tratar-se de uma experiência enriquecedora que lhe permitiu investigar sobre a História, Missão, Valores e Atividade do Lions Internacional, bem como conhecer os clubes existentes em Portugal e, com mais pormenor, o Clube da Póvoa de Varzim (o que tem mais elementos).

O livro compila as atividades desenvolvidas pelo Clube, testemunhos dos seus sócios e ainda uma recolha das notícias publicadas na imprensa local ao longo dos 40 anos.

A sessão contou ainda com momentos musicais pelo duo “Cerimónia Ensemble” constituído por Sara Amorim & Guilherme Cancujo, e com a produção de uma tela pelo artista Góis Pino.

Além da apresentação do livro, o Lions Clube da Póvoa de Varzim também promoveu um concerto solidário com Tatanka, no Cine-Teatro Garrett, na passada sexta-feira à noite. A receita reverteu a favor da Santa Casa da Misericórdia, no apoio à Cantina Social da instituição poveira.