Tudo começou pelas 18h00 do dia 26 com o hastear da bandeira, a que se seguiu uma missa de ação de graças na Igreja da Lapa. Às 20h30, começou o jantar comemorativo, na sede da instituição, com animação do cantor Manuel Moura.

No convívio entre sócios e amigos, o convidado de honra foi o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, que tem sido, de resto, uma presença habitual nos últimos jantares festivos da cinquentenária associação do bairro Sul.

Na sua intervenção, o autarca reforçou a colaboração entre a autarquia e a associação, nos últimos anos, focando particularmente o apoio visível que tem sido prestado nas obras a decorrerem na sede da coletividade e que vão mudar por completo as condições de trabalho e de interação com a comunidade. Aires Pereira lembrou que está prestes a terminar a primeira fase da intervenção, que contempla a renovação do edifício contíguo ao café dos Leões da Lapa, garagem e salas polivalentes. E muito em breve, avançará a segunda fase da obra, incidindo sobre o edifício do lado do café e as instalações do andar de cima, com as salas de reuniões, de troféus e secretaria.

O presidente da Câmara salientou que é um apoio bem merecido e que é uma das obrigações do município auxiliar todas as instituições com um trabalho tão válido quanto o do Leões da Lapa FC, que, afirmou, “é, sem sombra de dúvida, na zona sul da cidade, a coletividade mais representativa desta comunidade”. E Aires Pereira sublinhou a proximidade desta instituição junto da comunidade, nomeadamente através do trabalho num conjunto de valências nas áreas do desporto,  da cultura, da solidariedade social e das tradições, em que o apogeu acontece nas festividades de São Pedro.

O presidente da Assembleia-geral da associação, Ivo Maio, e da Direção, Pedro Casanova, foram unânimes em agradecer as provas de parceria dadas pela Câmara Municipal e ainda pela Junta de Freguesia local.

Pedro Casanova mostrou-se grato às entidades poveiras e fez votos para que as instituições continuem a colaboração tal como até aqui, para que a instituição a que preside “continue a crescer neste caminho de crescimento e evolução que temos traçado”.

O programa de Aniversário ficou ainda completo com o espetáculo do domingo, 27 abril, às 16h00, onde atuaram o Rancho Folclórico da Afurada e Rancho Tricanas da Lapa com interpretação de modinhas. Um dos pontos altos foi a oferta do novo estandarte do Rancho Tricanas da Lapa pelos padrinhos do grupo (Henrique Campos Cunha e Virgínia Quintas) e pelos pais de dois dos componentes.

O “Leões da Lapa FC” realizou ainda a apresentação das rusgas na noite do feriado 25 de abril. A associação abriu as portas da sede aos interessados em aderir às rusgas sénior e infantil, conciliando as vagas com os interessados e os elementos que transitam do ano passado.

As ensaiadoras Luísa Couto, da Rusga Sénior, e Ana Santos, da Rusga Infantil, já fecharam os respetivos grupos e começam já esta semana os ensaios para as festas de S. Pedro.

Veja fotogaleria do jantar comemorativo.