As expectativas da organização, o Conselho Pastoral Paroquial de Rates e a Junta de Freguesia, foram confirmadas – a cada ano que passa, mais e mais público parte a caminho desta vila poveira para usufruir de um programa pontuado por concertos e conferências.

O arranque do 5º Ciclo deu-se com uma conferência sobre “A Música nos Caminhos de Santiago”, proferida por José Maria Pedrosa. No próximo ano, esta será publicada e distribuída no decorrer do 6º Ciclo que irá, uma vez mais, decorrer no mês de Maio. Numa coincidência feliz, no dia em que Portugal deu as boas-vindas ao Papa Bento XVI, José Paulo Antunes proferiu outra conferência, com o tema “Música Mariana na Liturgia de Hoje: desafios e possibilidades”.

Todos os domingos, um novo concerto encheu de sons e público a Igreja Românica – “A Música na História do Louvor Cristão”, pelo Coro de Câmara da Corunha, “Canto dos Peregrinos”, pelo Ensemble Vocal Introitus, “Sons da Espiritualidade Cristã no Barroco Musical Europeu”, pelo Gaudium Vocis, Ensemble Instrumental Ulplilanis e Ensemble Vocal da Escola das Artes e “A Missa na História do Cerimonial Religioso”, pelo Grupo Instrumental e Coral “Ensaio” da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Para além dos concertos, decorreu ainda um Encontro de Coros Paroquiais e desenvolveu-se também o IV Curso de Direcção Coral e Técnica Vocal.

Recorde-se que aquando da conferência de apresentação do 5º Ciclo de Música Sacra, Armindo Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Rates contou que o orçamento seria um pouco mais baixo que em anos anteriores mas tal “não se reflectiu na qualidade musical do Ciclo”, avalia agora o autarca. Por isso, contou, para o próximo ano a ideia é reduzir de novo o orçamento, apostando sempre num espectáculo de qualidade. O convite fica feito – em Maio de 2011, todos os domingos, a Música Sacra vai invadir Rates.

Veja no portal municipal as imagens dos concertos.