O Largo da Igreja de Beiriz voltou a acolher o Festival Pap’Arroz, evento gastronómico organizado pelo agrupamento de escuteiros da freguesia em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.
A Vereadora da Câmara Municipal Andrea Silva marcou presença neste evento, acompanhada pelo Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva. O Festival Pap’Arroz contou com as atuações da banda Filhos da Nação, no sábado à noite, e do Rancho Tricanas do Cidral, a fechar a noite de domingo.
Esta iniciativa tem promovido, ao longo de seis edições, a produção de uma grande panóplia de pratos tendo todos o arroz como base. São eles o arroz de pato, arroz de frango, arroz de marisco, arroz de cabidela, arroz de tamboril, arroz de sardinha, arroz de polvo, arroz de feijão, arroz-doce e, claro, o tão esperado arroz à morron.
A expressão “papa-arroz” significa que o interlocutor não percebe, não sabe do que está a falar. A origem da expressão não está documentada, sendo provável que o seu uso pelos beirizenses remonte a finais do século XIX, com o advento da praia e da moda de ir a banhos, o que trouxe à Póvoa de Varzim muitos turistas oriundos de cidades e vilas do interior.