A partida aconteceu às 10h30, mas muito antes disso, as ruas circundantes estavam já repletas de atletas que, animadamente, faziam o aquecimento para a competição. À hora marcada, as oito centenas de participantes partiram para um percurso de 20 quilómetros, que começou e acabou no Alto de Martim Vaz.

Um grupo de dez atletas comandou a prova até ao final, disputando-se a vitória somente nos últimos metros. Bruno Fraga, do Grupo Desportivo e Recreativo da Reboleira, acabou por conseguir destacar-se e levou para casa o prémio de €1100, com o tempo 1:07:49. Minutos mais tarde, Zivile Balcunait, a competir como individual, foi a primeira, no escalão feminino, a cruzar a meta, com o tempo 1:14:38. Ambos, no final da competição, referiram que o clima atrapalhou o desempenho.

O vencedor, que competiu pela primeira vez na Póvoa de Varzim, comentou que “o percurso é citadino, por isso, não apresenta muitas dificuldades”. Quanto à prestação na Meia-Maratona, Bruno Fraga explicou que “só consegui afastar-me dos outros atletas na recta final do percurso. Era um grupo muito coeso, por isso estou muito satisfeito por ter vencido a prova”.

Mas, não só de competição fez-se a manhã de ontem. Cinco minutos após a saída da Meia-Maratona, partiu a Mini-Caminhada Cego do Maio, um passeio de quatro quilómetros, onde não existem classificações, apenas convívio. Contrariamente ao esperado, a chuva e o frio não conseguiram afastar os participantes desta iniciativa. Munidos de guarda-chuvas e casacos impermeáveis, os caminhantes completaram o trajecto com determinação.

Guardados os pódios, abertas todas as vias rodoviárias, regressando a cidade à sua normalidade, o balanço é positivo. Há muito que o vice-presidente da autarquia e vereador do Pelouro do Desporto, Aires Pereira, apresenta eventos desportivos desta dimensão, como é o caso do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim e do Torneio Internacional de Ténis de Mesa, como investimentos no desenvolvimento da economia local. Mais uma vez, o objectivo cumpriu-se. Estiveram na Póvoa mais de mil pessoas, vindas um pouco de todo o país e, também, da vizinha Espanha.

Para o êxito da prova, muito contribuiu a colaboração de diversas associações e entidades, num total de 387 pessoas. A organização, a cargo do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, contou com o apoio de: Associação de Atletismo do Porto (AAP), do Conselho Regional de Arbitragem da AAP, Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal, Moto-Clube “Lobos do Mar”, Bombeiros Voluntários, Clínica Médica da Marginal, Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Cruz Vermelha Portuguesa e Escola Prática de Serviços.

No portal municipal consulte as classificações da prova e veja as melhores imagens da manhã.