A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, esteve presente na sessão de homenagens a personalidades da terra que se distinguiram pelo seu envolvimento e contributo à comunidade nas mais diversas áreas.

Foram reconhecidos Leandro Oliveira Moreira, ex-Presidente do Aguçadoura Futebol Clube, Tesoureiro da Junta de Freguesia entre 1989 e 1997 e colaborador ativo de diversas associações culturais e recreativas da vila, e ainda Maria Ilídia, conhecida popularmente como a “parteira do povo” que, de forma graciosa entre os anos 60 e 70, assistiu o nascimento de centenas de aguçadourenses e navaienses.

Outra destas iniciativas foi a palestra sobre desagregação de freguesias, que se realizou na sede da Junta de Freguesia de Aguçadoura, com a presença do Vereador Luís Ramos. A palestra teve como convidado Fernando Souto, professor de Filosofia e investigador, que analisou os prós e contras deste processo, cujas regras obedecem ao regime jurídico definido na Lei 39/2021 de 24 de junho.

Recorde-se que o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim é favorável à existência de um concelho composto por 12 freguesias, tal como expresso na Assembleia Municipal de 23 de setembro deste ano, tendo inclusive este processo de desagregação sido desencadeado, há alguns meses, pela bancada que o próprio representa, em sede das respetivas Assembleias de Freguesia.