São várias as iniciativas que constam do programa desta 9ª edição, cujos objetivos continuam a ser os mesmos desde a primeira organização: contribuir para a informação sobre a vasta oferta no que respeita a formação e opções profissionais, encaminhando os jovens para as instituições escolares que melhor se enquadram nas suas opções profissionais.

A primeira atividade prende-se com a participação de profissionais de diferentes setores de atividade em mesas redondas nas Escolas Secundárias e EB – 2/3 do concelho da Póvoa de Varzim, entre dia 30 de abril e 9 de maio.

Nos dias 2, 3 e 4 de maio, a Guarda Nacional Republicana fará uma demonstração do seu Grupo Cinotécnico nas Escolas EB 2/3 de Aver-o-Mar, Beiriz e Rates.

Os pais e encarregados de educação não são postos de parte neste programa e serão realizadas sessões de esclarecimento, abertas à população, na Escola EB 2/3 de Beiriz, no Colégio de Amorim e na Escola Secundária Rocha Peixoto. Aqui, sob o tema “Ensino Secundário: Como escolher? O que escolher?”, no dia 10 de maio, às 19h00, será realizada uma sessão de Informação/Esclarecimento dirigida a alunos, pais/encarregados de educação e professores daquela escola, bem como dos restantes estabelecimentos do concelho, sobre as oportunidades de formação escolar e/ou profissional após o 9º ano de escolaridade. Ainda neste âmbito, a Escola Secundária Eça de Queirós, no dia 11 de maio, às 18h45, abordará a questão “9º ano. E agora? Preparar com os filhos as decisões”, e na Escola de Música da Póvoa de Varzim, no dia 11 de maio, às 19h00, será abordado o tema “Formação pessoal e orientação vocacional para uma opção profissional”, objetivando uma melhor consciencialização dos benefícios de uma formação inicial a partir da Música, alargando horizontes vocacionais e favorecendo uma opção vocacional.

No Diana Bar e no Largo do Passeio Alegre, entre 10 e 13 de maio, os alunos poderão visitar a mostra informativa “Formação e Opções Profissionais ao Longo a Vida”. No dia 12 de maio, no mesmo local, a partir das 14h00, será realizado o seminário “Ser empreendedor em época de crise”. Esta iniciativa exige inscrição, gratuita, que deve ser efetuada até dia 10 de maio.

Inserido no Fórum está, também, o VII Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, que irá acontecer nos dias 12 e 13, no Auditório Municipal. Promovido pelo Lancaster College, Toyota – Macedo & Macedo, Lda. e Gabinete de Educação de Adultos da Póvoa de Varzim, será realizado o 1º Concurso de Fotografia, cujas inscrições decorrem até 7 de maio. Os interessados devem contactar a organização através do número 252 626 247.